Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
#Transformaê: Centros de Educação Profissional prestaram serviços à comunidade
Os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional da rede estadual (CETEPs e CEEPs) tiveram participação marcante no Transformaê– 2ª Virada Educacional Bahia, realizado simultaneamente nesta quinta-feira (21), em todas unidades escolares da capital e interior do Estado. Os estudantes dos cursos técnicos participaram de atividades, apresentaram projetos científicos e prestaram atendimento ao público presente por meio de serviços como aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e outros.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Mello, ressalta a importância do evento. “O Transformaê é essencial para que a gente aproxime a escola da comunidade e a comunidade da escola, no sentido de que a escola entenda o seu papel, não só como transformadora dos nossos alunos, professores e colaboradores, como também, ela entenda o seu papel transformador no território em que ele se insere com o papel muito forte de transformar a economia, a sociedade de todo o estado da Bahia”.
O CEEP em Biotecnologia e Saúde, Localizado em Itabuna, na região Sul da Bahia, contou com uma ampla programação. Os estudantes, familiares e pessoas da comunidade assistiram ao filme “Nunca me sonharam” e conferiram palestras com um psicólogo convidado e com técnicos da Vigilância Sanitária do município, que abordaram sobre Segurança Alimentar e, também, participaram de oficinas relacionadas ao cacau como “Produtividade da lavoura cacaueira” e “Benefícios do consumo do Flavonoide”. Além disso, os alunos da área de saúde realizaram diversos serviços gratuitos. Este é o caso de Luiz Henrique Borges, 18, que faz o curso técnico em Enfermagem. “Minha equipe ficou responsável por realizar teste de glicemia nas pessoas e foi muito bom, porque colocamos em prática tudo o que aprendemos no curso”, afirma o estudante.
No CETEP Sertão do São Francisco, localizado em Juazeiro, na região Norte, os estudantes apresentaram projetos científicos durante a Mostra Científica Bioma Caatinga, que integrou a programação do Transformaê. O evento contou com uma palestra sobre iniciação científica ministrada pelo diretor de pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Raimundo Palheta, além de apresentações dos projetos de arte e cultura. A unidade também disponibilizou serviços como teste de glicemia e aferição arterial realizados pelos próprios estudantes.
O estudante Eli Jefferson Matheus Silva, 18, do curso técnico em Agropecuária, apresentou com sua turma os projetos ‘A produção do maracujá convencional’ e ‘Horta ornamental’. “Gostei muito de poder explicar sobre os projetos porque os estudantes puderem enriquecer os conhecimentos e tirar dúvidas”, revela.
O CEEP em Saúde e Gestão, situado no município de Guanambi, promoveu diversas atividades como palestra sobre drogas, curso de pintura em tela, apresentações musicais e oficinas como ginástica laboral, #Grafitaê, primeiros socorros e as exposições #Expomemória e #Historiando. Os alunos dos cursos do eixo Gestão e Comércio prestaram consultoria à população. Outro destaque foi o projeto Melanina Black, que promoveu roda de conversa, oficina de turbante, dança e estética, além da exposição Tipos de Conhecimento.
Outros centros participantes da virada educacional foram: CEEP em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Santana, localizado em Salvador, CETEP do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, em Uauá, CEEP em Informática e Gestão Lourdes de Carvalho, em Cícero Dantas, CETEP da Chapada Diamantina II, em Morro do Chapeu, CETEP do Recôncavo II Alberto Torres, de Cruz das Almas, CETEP da Bacia do Rio Corrente, em Santa Maria da Vitória e o CEEP do Campo Milton Santos, de Arataca.
|
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo