Tudo pronto nas escolas estaduais para o início da matrícula nesta quarta-feira

Foto: Geraldo Carvalho Ascom/Educação

Tudo pronto nas escolas da rede estadual de ensino para a matrícula do ano letivo 2016. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, recebe a imprensa, nesta quarta-feira (20), às 8h, no Colégio Estadual Governador Roberto Santos, na Avenida Silveira Martins, no Cabula, para a abertura oficial da matrícula. Em todas as 1.369 escolas da rede estadual na capital e interior, a matrícula será feita das 8h às 20h.

A matrícula segue até 27/01. é preciso apresentar o original do histórico escolar, original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência. Os estudantes da rede estadual de ensino e os oriundos das redes municipais de Salvador e de mais 30 cidades também podem fazer a matrícula pela internet, por meio do Sistema de Matrícula Online, da Secretaria da Educação do Estado, através do Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br/matricula.

Nas escolas, gestores e funcionários estão apostos para acolher os estudantes, pais e responsáveis. No Colégio Estadual Rômulo Almeida, situado no Imbuí, em Salvador, a expectativa é de ampliar o número de matriculados. “No ano passado, matriculamos 1.500 alunos e a expectativa, para este ano, é de 1.700, sendo que na primeira manhã do processo já deveremos matricular entre 250 e 300 estudantes. Este aumento esperado se deve ao fato de termos recebido muitas visitas de pais, inclusive vindo do interior, querendo garantir uma vaga para os seus filhos, por considerarem o Rômulo uma referência em ensino”, relata o diretor Elísio Santos.

No Colégio Estadual Raphael Serravalle, conforme o diretor Ramilton Cordeiro, também está “tudo organizado”. “O posto de matrícula, que funcionará no laboratório de informática, e o posto de atendimento, que será no auditório, com climatização e TV, já estão prontos para a realização da matrícula na nossa unidade, que tem sido muito procurada. Este ano, aliás, cresceu o contato de pais de alunos, inclusive oriundos de escolas particulares. Isto é gratificante porque demonstra que somos uma referência escolar”, afirma o gestor.

Veja o calendário de Matrícula

MATRÍCULA – 20 a 27 de janeiro
20 – estudantes que já são da rede estadual
21 e 22 - estudantes das redes municipais, concluintes das séries iniciais e finais do ensino fundamental
25 a 27 – Matrícula para estudantes novos
25 - Ensino Fundamental
26 e 27 – Ensino Médio e Educação Profissional

DOCUMENTOS: Histórico Escolar / original e cópia da Certidão de Nascimento, RG, CPF e comprovante de residência.

MATRÍCULA PELA INTERNET
- Para estudantes da rede estadual
- Para estudantes das redes municipais de 31 municípios (Salvador, Barro Preto, Barrocas, Camacan, Camaçari, Cândido Sales, Caraíbas, Catu, Coronel João Sá, Dias d'Ávila, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Glória, Itabuna, Itapitanga, Jussari, Lamarão, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Nordestina, Paulo Afonso, Piripá, Queimadas, Retirolândia, São Domingos, São José da Vitória, Simões Filho, Una, Uruçuca, Vera Cruz e Vitória da Conquista)

OBS: alunos oriundos das redes municipais de Salvador e Camaçari podem fazer a matrícula na escola municipal onde estudaram em 2015.

DESTAQUES
- Vagas para todos – Rede Estadual com capacidade instalada para atender a todos nas 1.369 escolas em todos os 417 municípios da Bahia
- 19.000 vagas para Educação Integral
- 44.253 novas vagas para Educação Profissional