UNEB e Colégio Estadual de Monte Gordo promovem evento sobre educação e desenvolvimento local

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A Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em parceria com o Colégio Estadual de Monte Gordo (CEMG) e a comunidade da região, localizada no município de Camaçari, vai realizar o evento “Um Ecossistema Vivo: UNEB, Colégio Estadual de Monte Gordo e a Comunidade”, no dia 20 de abril, às 19h, na unidade de educação.
 
A iniciativa tem como objetivo promover estratégias de conexão e vivência entre a universidade, o colégio e a comunidade, cuja ideia é garantir uma governança que garanta o compromisso e a confiança dos diversos segmentos educativos em prol do desenvolvimento local e a ética do bem viver.
 
O evento, que tem a coordenação-geral da docente da UNEB, Suely Messeder, contará com a participação dos membros e estudantes da universidade, do Colégio Estadual de Monte Gordo e da população.
 
A programação do encontro reserva mesa institucional entre os membros da UNEB, do CEMG e da comunidade de Monte Gordo, e a Mesa Ecossistema e Marca Coletiva, com a participação das professoras Suely e Lícia Maria de Carvalho (CEMG) e do estudante da universidade Caio Cézar Reis.
 
Ainda na ocasião, haverá a palestra “Da trajetória do pesquisador encarnado ao jogo digital da cocada de Monte Gordo”, proferida pelo Design de Jogos Digitais, egresso da UNEB e do CEMG, Gildevan Dias.
 
O evento tem origem em dois projetos de pesquisa, vinculados ao Grupo de pesquisa Enlace da UNEB: “A Baianidade e o empreendedor em seu fazer cotidiano: um estudo sobre os microempreendedores e seus estabelecimentos na cidade de Camaçari”, e “As fazedoras de cocadas de Monte Gordo: um estudo sobre o saber-fazer na produção do conhecimento tradicional no município de Camaçari”.
 
As produções científicas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e pela Agencia UNEB de Inovação (AUI).
 
Atualmente, a UNEB e o Colégio Estadual de Monte Gordo desenvolvem estudos sobre a viabilidade da construção da marca coletiva do produto agroalimentar “A Cocada”, desenvolvido mediante o saber-fazer das mulheres da comunidade de Monte Gordo.
 
Fonte: Ascom/ UNEB

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