Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Unidades escolares da rede estadual promovem atividades pedagógicas em clima de São João
Os festejos juninos na rede estadual de ensino tiveram que ser adaptados à realidade atual, que exige distanciamento social para conter a proliferação do Coronavírus. Nesta terça-feira (22), no estacionamento do Centro Estadual de Educação profissional (CEEP) Régis Pacheco, em Jequié, foi realizado o “Drive na roça”, evento marcado pela entrega do material didático aos professores e orientações para o planejamento pedagógico, ao som de músicas juninas e oferta de alimentos típicos aos docentes que passaram no circuito. Já o Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Juazeiro, levou a alegria contagiante do São João para as Atividades Curriculares Complementares (ACCs), a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
A diretora do CEEP Régis Pacheco, Fannie Sampaio, explicou que o “Drive na roça” teve como objetivo promover a integração da equipe docente, seguindo todos os protocolos de segurança, neste período de suspensão das atividades presenciais. “Para este momento, preparamos a entrega de alimentos típicos, bem como preparamos uma ornamentação contextualizada à época festiva. Os docentes passaram neste circuito e receberam as guloseimas e o material didático. Além de atenuar a saudade que o distanciamento proporciona à comunidade escolar, o momento também serviu para o aprimoramento do pedagógico por meio da disponibilização de material didático e documentos norteadores que foram entregues aos docentes”, relatou.
A professora Lilian Teixeira Rebouças, do componente curricular Projeto de Vida, considerou importante a iniciativa do “Drive na roça”, diante do contexto de pandemia. “Além da possibilidade de rever os colegas, a equipe gestora nos proporcionou a entrega de material didático para que possamos aprimorar a nossa prática docente. A comunidade escolar foi mobilizada para este momento, realizado com o distanciamento e a segurança necessários”.
No Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Juazeiro, as Atividades Curriculares Complementares têm sido um espaço de construção e socialização do conhecimento com os diferentes níveis de ensino que a unidade oferece, como explicou a coordenadora pedagógica, Jessica Flaíne dos Santos Costa. “Sendo assim, não podíamos deixar de vivenciar a nossa cultura e tudo o que diz respeito a ela, mesmo de forma virtual, trazendo alegria, brincadeiras, caracterização com o vestuário típico da época, nosso forró e nossas danças e culinária. É possível trabalhar a cultura junina a partir dos olhares diversos das disciplinas das áreas do conhecimento, cada uma com sua contribuição específica, mas trabalhando, também, de forma interdisciplinar-integrada”, revela.
O estudante Victor Gabriel de Souza Silva, 19 anos, 1º e 2º ano da EJA, comentou sobre as ACCs realizadas pelas professoras de Ciências Humanas do Lomanto Junior. “Achei essa aula legal, porque apresentamos a nossa cultura do São João. Falamos sobre as comidas típicas, no exterior e nos estados brasileiros, e sobre os principais santos vinculados ao período junino, bem como as danças. Eu e minha equipe, por exemplo, falamos sobre o xote e fizemos um vídeo dançando”.
A colega Ester Souza, 18 anos, 2º ano, gostou muito da ACC junina, "porque nestes momentos de pandemia temos que manter o distanciamento social e, sendo assim, uma atividade virtual com animação é essencial para amenizar a situação que impede a gente de ter tarefas presenciais”.
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais participam de avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica
-
Estudantes desenvolvem sabonete cicatrizante para animais a partir de babosa, mel e açafrão
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes de três colégios estaduais conquistam primeiras colocações em feira científica no Panamá
-
Estudantes da rede estadual participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá
-
UNEB e Colégio Estadual Thales de Azevedo promovem feira educativa sobre saúde e antirracismo
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e RMS realizam mostra de trabalhos artísticos