Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Valença celebra encontro entre agricultura familiar e escola
O Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, em Valença (a 255 km de Salvador), sediou, nesta terça-feira (12/07), a 1ª Mostra Municipal da Agricultura Familiar, promovida pela Diretoria Regional de Educação de Valença (Direc-5). Durante o evento, foi realizada a Chamada Pública para compra dos produtos provenientes da agricultura familiar que serão utilizados na alimentação escolar nos colégios estaduais de Valença, Gentil Paraíso Martins, João Cardoso dos Santos e João Leonardo da Silva, em cumprimento à Lei nº 11.947/09, que determina que, pelo menos, 30% da alimentação escolar sejam compostas da agricultura familiar.
A mostra reuniu associações e cooperativas de agricultores familiares, estudantes, educadores e comunidade. “Faz anos que lutamos para incluir o produto da agricultura familiar na alimentação escolar. Agora, vemos um acerto do governo, porque fixa o produtor em sua terra e paga a ele um preço justo pela mercadoria. Além de oferecer melhor qualidade de vida tanto ao agricultor, como aos estudantes. Essa é a verdadeira valorização da agricultura familiar”, avalia José Carlos da Luz, diretor da Cooperativa de Fomento Agrícola de Valença (Coofava), uma das participantes da Chamada Pública.
A coordenadora de Gestão e Atendimento à Rede da Direc-5, Luana Figueiredo, explica que a Chamada Pública é fruto de uma articulação prévia com a prefeitura municipal de Valença e entidades públicas e do movimento social que atuam no fortalecimento da agricultura familiar. Isso possibilitou o mapeamento dos produtos por zona, reconhecimento dos agricultores regularizados, análise da capacidade de produção e da demanda que as escolas apresentam.
“Estamos cumprindo a Lei, mas, o bom mesmo é sentir os benefícios na prática. Temos estudantes, cujos pais já comercializam seus produtos para outras escolas da rede estadual na região. Vemos a roda social girando: é geração de renda e alimentação saudável”, comemora Luana.
Na Bahia, a região sisaleira, do baixo sul e de Irecê foram os pioneiros no desenvolvimento e esclarecimento da Lei para os estudantes e agricultores das localidades. No Estado, a agricultura familiar é praticada em 665.831 propriedades rurais e responde pelos seguintes percentuais de produtos que chegam à mesa dos baianos: 83% do feijão, 91% da mandioca, 44% do milho, 52% do leite, 60% das aves, 76% dos suínos e 41% do arroz.
Aprendizado - Para os estudantes, 1ª Mostra Municipal da Agricultura Familiar de Valença foi, também, uma atividade pedagógica. A estudante Virgínia Maria de Jesus, do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, percorria os stands agarrada ao caderno. O desafio era responder às perguntas sobre a alimentação que é servida na escola. “A professora quer que a gente conheça mais a agricultura familiar. Está sendo ótimo porque estou vendo produtos da região que eu não conhecia e é tudo natural, sem conservantes. O mel, a laranja, tudo o que é bom para nossa saúde. Em minha opinião, o que tem que ser servido na escola é fruta, não pode faltar no cardápio”.
Josenilto Melgaço, colega de Virgínia, reforça que a grande novidade foi conhecer a fartura da produção local. “Muita coisa é produzida em Valença e eu não sabia, estou aprendendo aqui nos stands. Além de hortaliças, do mel, das frutas, do guaraná, ainda tem o artesanato, os cestos, chaveiros. Esse evento é muito bom porque faz as coisas chegarem ao conhecimento do povo e é bom para o desenvolvimento da agricultura familiar da nossa região”.
Produtos – A Agricultura Familiar é constituída de pequenos e médios produtores rurais, comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária. Entre os principais produtos oferecidos estão hortaliças, milho, mel, guaraná, mandioca, pecuária leiteira e gado de corte, entre outros disponíveis. “Com o suporte desses produtos, a alimentação escolar está balanceada, rica em nutrientes”, ressalta o diretor de Suprimentos, da Secretaria da Educação, Ednelson Marcolino.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas