Velocidade de internet

Todos os laboratórios de informática das escolas da zona urbana da rede estadual vão passar a contar com uma internet mais rápida. É que as escolas estão ganhando um novo link de acesso, via IPConect, do Ministério da Educação. Com isso, a velocidade vai saltar de 1 mega para 2 megas. O circuito de dados dos computadores administrativos das escolas também serão ampliados, possibilitando um acesso mais rápido à internet para resolução de questões do dia a dia da unidade. Outra novidade é que todas as escolas da rede vão possuir um e-mail institucional. Isso vai facilitar a comunicação entre a sede da secretaria e as escolas.

A rapidez no acesso será possível porque, atualmente, a maioria delas possui uma conexão de internet de 64kbps e vai aumentar para 512kbps. Primeiro será contemplada as unidades da capital e, em seguida, as do interior. A medida visa facilitar o acesso à internet nas escolas, tanto por parte dos estudantes quanto dos funcionários do administrativo. Com isso, as escolas ganham agilidade na sua rotina diária de gestão, e a nova conexão facilita o acesso e manuseio do SGE, do Portal da Transparência e dos demais sistemas on line da SEC.

Os estudantes também ganham, já que a conexão nos laboratórios será mais rápida, permitindo consultas, pesquisas, envio e recebimento de mensagens, download de vídeos e áudios educacionais, tudo isso num tempo menor. Aluna da 8ª série do Colégio Estadual Raphael Serravale, Ana Vitória Barros da Silva, 14 anos, já sente a diferença no seu dia a dia. “Tive que baixar um programa na internet que geralmente costuma levar uns 10 minutos e consegui em 2 minutos. Isso é muito bom, agiliza os estudos”, diz a estudante, que acessa a internet, pelo menos duas vezes na semana na escola, como fonte de estudo e pesquisa.