Às vésperas de viagem de Jerônimo à China, representante da Huawei visita Colégio Mãe Stella

Foto: Claudionor Jr/ SECBA

A empresa chinesa Huawei, voltada para soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e com atuação em mais de 170 países, poderá ampliar a conectividade e fornecer diferentes serviços que potencializem os processos formativos na rede estadual de ensino. A possível parceria foi discutida pela secretária da Educação do Estado, nesta terça-feira (21), com Douglas Piller, diretor regional de governo da Huawei, durante visita técnica ao Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR).

A visita também se estendeu às instalações do novo Hospital Ortopédico da Bahia e do Centro de Educação e Pesquisa, que estão sendo construídos ao lado do CEEINFOR, no bairro do Cabula, em Salvador. O objetivo foi verificar a infraestrutura e os laboratórios, bem como levantar produtos, soluções e serviços que possam ser elencados como prioridade em termos de TIC na rede estadual.

A secretária Adélia Pinheiro destacou que este é um alinhamento necessário, tendo em vista a viagem do governador Jerônimo Rodrigues à China, na comitiva do presidente Lula, a partir da próxima sexta-feira (24). “A expectativa é de uma parceria com a empresa Huawei para a implantação e instalação de tecnologias a serviço da Educação no Colégio Mãe Stella e na nossa rede, fazendo a integração também com a Ciência, a Tecnologia, a Inovação e com a produção do conhecimento”, afirmou.

Douglas Piller, diretor regional de governo da Huawei, falou que a empresa poderá fornecer uma série de serviços e produtos, como lousas interativas, e atuar na formação de estudantes e professores, com foco em TIC. “Esta visita foi muito boa para a gente ter a noção da capacidade de infraestrutura que o Estado da Bahia já tem e a gente deve firmar uma parceria para fornecimento, capacitação e treinamento não só de alunos, mas de professores. Também tem a parte de infraestrutura e conectividade para os alunos. E a gente quer trazer uma revolução tecnológica aqui para o Estado, que vai ajudar muito na Educação Básica, fazendo com que esses alunos, que serão certificados, já tenham essa imersão e usabilidade da tecnologia desde a base e já estejam preparados, no futuro, para a inserção no mundo do trabalho”, destacou.