Videoconferência debate projetos artísticos no currículo escolar

Debater e apresentar para educadores projetos responsáveis por incluir as artes no currículo das escolas estaduais da Bahia. Este é o objetivo central da videoconferência Experiências Artísticas e Culturais na Rede, que acontece na terça-feira (14/08), a partir das 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O evento, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, será transmitido para as salas de videoconferência das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e vai contar com a presença de técnicos da Secretaria e de profissionais da área artística.

O encontro, que segue até 17h30, é voltado para os professores que organizam os projetos artísticos nas escolas. “A nossa intenção é consolidar os projetos estruturantes que são desenvolvidos desde 2008 nas escolas estaduais e começar a trabalhar com novas temáticas, como vídeos, patrimônio artístico e canto coral. Além disso, queremos mobilizar os professores para que desenvolvam a experiência criativa nos contextos escolares. Entendemos os estudantes como produtores de conhecimento”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação.

Entre os temas que vão ser debatidos, estão: Literatura como Eixo Motivador da Pedagogia, Experiências Literárias do TAL, Arte, Memória, Educação e Cultura, Experiências Musicais no Face, Sussurrando Textos Poéticos e Experiências do Programa Biblioteca nas Escolas.

Além do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL) e Artes Visuais Estudantis (AVE), a Secretaria desenvolve, neste ano, o projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e o Educação Patrimonial e Artística (EPA). O evento vai contar com a participação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Linguagem (Geling), do diretor musical Luciano Bahia, da professora de canto, Manuela Rodrigues, do professor da Escola de Belas Artes da Ufba, Luiz Freire, entre outros.

Artes estudantis na Bahia – Desde 2008, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia busca sedimentar as diversas linguagens artísticas no currículo escolar. O Face, o TAL e o AVE, envolvem, anualmente, mais de 1 milhão de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e equivalentes (EJA – Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico), assim como professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação.

Essas experiências têm revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e artística da Bahia, expressadas por meio dos olhares, da imaginação e das vivências dos estudantes.