Videoconferência incentiva "Dia de prevenção e controle da dengue nas escolas"

As secretarias estaduais da Saúde e da Educação promovem, nesta quarta-feira (17/04), das 9h às 11h, uma videoconferência sobre a situação da dengue na Bahia. O evento acontece no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com transmissão para 18 municípios do Estado, por meio da Rede de Educação. Também será possível acompanhar pelos portais www.educacao.ba.gov.br ou www.saude.ba.gov.br. A iniciativa é uma ação incentivadora do programa "Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas", que será lançado na quinta-feira (18/04).

O programa, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tem por objetivo trabalhar a temática Dengue nas escolas. Inicialmente, o público- alvo serão os estudantes do ensino fundamental. A ideia é que eles conheçam a temática e percebam a necessidade de fiscalizar suas casas, bem como cobrar dos adultos um posicionamento atuante e responsável frente ao controle da dengue. Mais de 100 mil cartilhas com a temática, ilustradas com personagens da turma do Xaxado, foram produzidas para serem utilizadas nas escolas durante a ação.

A videoconferência terá a participação dos secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, e da Educação, Osvaldo Barreto, além de representantes de 40 secretarias municipais de Saúde, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), diretorias regionais de Saúde (Dires), Diretorias Regionais de Educação (Direc), diretores de escolas, e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Municípios – Foram escolhidos doze municípios para a implantação da primeira etapa do programa: Jequié, Teixeira de Freitas, Brumado, Guanambi, Feira de Santana, Itabuna, Barreiras, Tanque Novo, Paramirim, Seabra, Ilhéus e Camaçari. Com exceção dos dois últimos, todos os demais são responsáveis por mais de 42% dos casos de notificação da doença no Estado (segundo informações do Boletim Dinâmico da Sesab, colhidas até 01/04), o que justifica o critério da escolha para a implantação prioritária do programa.

Os secretários de Saúde dos municípios participantes do programa foram orientados a buscar apoio da Secretaria da Educação, para que o trabalho seja desenvolvido de forma contínua, intersetorial e integrada.