Videoconferência marca o início da preparação das escolas estaduais para os projetos artísticos em 2013

Durante toda a sexta-feira (19/04), professores articuladores e dirigentes das Diretorias Regionais de Educação (Direc) estiveram reunidos no Instituto Anísio Teixeira (IAT) em torno da videoconferência Narrativas sobre as experiências artísticas culturais: artes visuais, literárias, musicais, fotográficas, fílmicas e patrimoniais, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O encontro visou mobilizar os participantes de Salvador e de municípios baianos para a organização das edições 2013 do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove), projetos desenvolvidos, desde 2007, pela Secretaria.
 

Videoconferência - Roberta Rodrigues / Unidade de Comunicação

Na mesa de abertura da videoconferência, o subsecretário, Aderbal de Castro, falou sobre a importância da participação de um grande número de professores e dirigentes de Direc em torno dessas iniciativas da Secretaria da Educação do Estado, que envolvem as escolas da rede estadual e têm como ponto de partida o desenvolvimento das diversas linguagens da arte. “Para a Secretaria da Educação do Estado, esses projetos artísticos culturais são fundamentais na mobilização da juventude estudantil porque inovam e diversificam os currículos escolares, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes e à cultura”, destacou.

A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, explicou que será promovida uma série de videoconferências, trazendo a visão de diversos especialistas em áreas distintas do conhecimento, além dos membros da equipe da Coordenação de Projetos Intersetoriais, para contribuir com a organização e execução dos projetos. “Nosso objetivo é sensibilizar a rede estadual para o reconhecimento de que os estudantes são produtores de conhecimento e, portanto, são sujeitos de criação científica, artística e cultural”, afirmou.

Protagonismo juvenil
O coordenador estadual de Políticas para a Juventude da Bahia, Vladimir Pinheiro, reproduziu na videoconferência o debate que vem defendendo nas conferências da juventude. “O protagonismo juvenil é o maior destaque dos projetos que a Secretaria vem desenvolvendo. Temos observado uma grande adesão dos jovens, seja no debate político, para garantir seus direitos e como estes vão ser inseridos, como nos processos de arte promovidos pela Secretaria, como é o caso do Face”.

 

Notícias Relacionadas