Visitas técnicas movimentam a semana no Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos

Estudantes dos cursos técnicos em agroecologia, agroindústria, meio ambiente, zootecnia, informática, segurança do trabalho e agroextrativismo, do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (Ceep), no município de Arataca (390 km de Salvador), participam, até sábado (17/1), de uma série de visitas técnicas realizadas no intuito de ampliar a formação. Nesta quinta-feira (15/1), foi a vez dos alunos do curso de zootecnia visitarem um laticínio e as instalações do curso de zootecnia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), na cidade de Itapetinga.

“As visitas entram na programação dos cursos como uma maneira de aproximar o estudante daquilo que é discutido em sala de aula. Eles observam, na prática, o que aprendem na teoria e ampliam o aprendizado a partir da experiência de vivenciar o fazer”, explicou o diretor do Ceep, Artur de Oliveira Neto. O resultado das visitas, segundo o professor, é percebido no aprendizado dos alunos e no envolvimento deles em sala de aula.

Para Daniel Cardoso Filho, estudante do 4º do curso técnico em zootecnia, as visitas são parte essencial da formação. “A gente precisa conhecer a prática da nossa profissão. Essa prática nos ajuda a compreender melhor o que aprendemos na teoria”, disse o estudante durante a visita desta quinta-feira.

Nesta sexta-feira (16/1), as visitas continuam com os estudantes do curso de agroextrativismo, para o estudo dos solos dos biomas mata atlântica, mata de cipó e sisal, no município de Jequié, e com os alunos do curso de segurança do trabalho, no porto de Ilhéus. Já no sábado (17/1), será a vez dos alunos do curso de meio ambiente explorarem a Serra do Conduru, em Itacaré.