PDDE

É uma política de descentralização dos recursos da educa¬ção, que propicia às escolas o recebimento, a gestão e a fiscalização de recursos públicos, teve início em 1995, com o Programa de Manutenção e Desenvolvimento do En¬sino Fundamental (PMDE). A partir da Medida Provisória nº 1.784, de 14 de dezembro de 1998, o PMDE passou a ser denominado Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Em 2009, com a publicação da MP 455, de 28 de janeiro, e posteriormente da Lei 11.497, de 16 de junho, o Programa passou a atender também o ensino médio e a educação infantil, visto que, até o exercício de 2008, atendia apenas o en¬sino fundamental. Podemos, portanto, definir o PDDE como o programa por meio do qual o FNDE (seu executor) repassa recursos, em caráter suplementar, para escolas enquadra¬das em uma das categorias a seguir:

• públicas, que possuam alunos matriculados na educa¬ção básica, das redes estaduais, municipais ou do Dis¬trito Federal;

• privadas, que possuam alunos matriculados na educa¬ção básica, na modalidade especial, mantida por enti¬dade sem fins lucrativos, registrada no Conselho Nacio¬nal de Assistência Social (CNAS) como beneficente de assistência social, ou de atendimento direto e gratuito ao público.

Para serem beneficiárias do PDDE, as escolas, públicas ou privadas sem fins lucrativos, devem estar recenseadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em funcionamento regular.

Mais informações favor acessar sítio do FNDE – www.fnde.gov.br

PDE

O PDDE também concorre para a melhoria da gestão nas escolas públicas de educação básica que não tiveram desempenho satisfatório no Ideb por meio da ação PDE Escola. Os recursos são repassados para as unidades de ensino das redes estaduais e municipais, diretamente pelo FNDE, que aderiram ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e planejaram a implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola).

Os recursos do PDE Escola devem ser usados, prioritariamente, em adaptações arquitetônicas e estruturais para assegurar a instalação e operação de laboratórios de informática distribuídos pelo Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e garantir acessibilidade aos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Mais informações favor acessar sítio do FNDE – www.fnde.gov.br