1. Por que a escola não recebeu os livros escolhidos?

a)    A Unidade Escolar fez a escolha com os professores e não finalizou na Internet.
b)    A Unidade Escolar fez a escolha na Internet e não gravou os dados.
c)    A escola não consta no Censo do ano anterior ao da escolha.

2. Quando os livros chegarão às escolas?

Entre novembro e fevereiro, de forma fragmentada.

3. O que é Carta Azul? Quando ela chega às escolas? Qual sua utilidade?

Carta azul é um documento que o MEC envia para todas as escolas, contendo as informações sobre os títulos e quantitativos dos livros que as mesmas irão receber.

Por meio da Carta, a escola tem conhecimento da quantidade de livros que irá receber, possibilitando o controle junto aos Correios, na hora da entrega, servindo também para prestação de contas ao FNDE/Secretaria da Educação do Estado/Direc.

O MEC envia a Carta Azul para as escolas entre os meses de outubro e novembro.

4. Como é feita a entrega dos livros?

Os Correios recebem os livros das editoras e entregam diretamente nas escolas da zona urbana, enquanto que, os da zona rural e escolas indígenas são entregues nas Secretarias Municipais de Educação, que se encarregam de redistribuí-los.

5. Como remanejar os livros que sobraram?

O remanejamento acontece nos seguintes casos:

• de escola para outra escola, não importando a origem, se federal, estadual ou  municipal;
• Direc /SEC ou Secretaria Municipal para escola.

Para operacionalizar o remanejamento:

• informe a sobra com as quantidades por disciplina, série e título à Direc ou SEC;
• utilizar o formulário de remanejamento. Preenchê-lo em 03 (três) vias. A primeira via deverá ficar na escola de origem, ou seja, a proprietária dos livros), a segunda via na escola destinatária e a terceira via deverá ser enviada para a SEC ( Capital) ou Direc (interior).

A Direc por sua vez, fará o consolidado dos dados e os enviará à Secretaria da Educação do Estado.

6. Quando faltar livros, o que fazer?

• Contatar outras escolas e/ou secretarias do município para verificar a existência de sobra dos livros desejados.
• Contatar a SEC / Direc para ver a possibilidade de atendimento.

7. Quando sobrar livros, o que fazer?

• Disponibilize para as escolas federais, estaduais e/ou municipais de sua região.
• Informe a sua Diretoria Regional (interior) ou a Secretaria da Educação (capital) para que a mesma possa auxiliar no sentido de identificar carências.

8. Que fazer com os alunos que devolvem os livros estragados?

O trabalho com a conservação dos livros deve ser de forma contínua e prazerosa para que seja internalizado pelos alunos.

Sugerimos:

• Constante conscientização por meio dos professores, envolvendo o colegiado e os familiares.
• Utilizar cartazes sobre o assunto, confeccionados pelos próprios alunos.
• Promover concursos de capas.
• Orientar sobre os cuidados com os livros em casa.
• Organizar o dia do encapamento (forração).
• Premiar as turmas com maior número de livros bem-conservados.
• Fornecer as turmas com maior número de livros bem-conservados.
• Fornecer, se possível, material para forração (papel, fita adesiva, etc.)
• Utilizar a disciplina de artes como aliada nas campanhas.

9. O que acontece quando os alunos não devolvem os livros no final do ano letivo?

Os livros têm vida útil por 3 anos. Portanto, usado a cada ano, por um novo aluno. A não devolução implica prejuízo para os colegas que ficaram sem o livro e sérios transtornos para os professores e diretores que precisarão repor estas carências para não comprometer o andamento das aulas.

Obs.: lembramos que o FNDE não repõe os livros não devolvidos pelos alunos.

10. Que fazer com os livros para descarte?

O descarte será de acordo com a Portaria nº 359/2011, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que dispõe, também, sobre os procedimentos para a conservação e devolução de livros didáticos.