Reserva Técnica

É o quantitativo de livros que o FNDE envia para os Estados, com a finalidade de suprir as escolas públicas não cadastradas no Censo Escolar e, ainda, atender a demanda de livros para as escolas públicas que apresentem novas turmas ou implantação de clientela.

A Reserva Técnica é composta pelos livros mais pedidos por região e corresponde a 3% do total de livros distribuídos para o Estado. Os livros da reserva devem ser solicitados pelas escolas por meio de ofício ou e-mail encaminhados aos órgãos competentes.

• A Secretaria da Educação do Estado da Bahia administra a reserva de livros destinados ao atendimento das escolas estaduais e federais da capital e das escolas municipais da Região Metropolitana.
  • A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult/MEC) administra a reserva de livros destinados ao atendimento das escolas municipais da capital.

As Diretorias Regionais da Educação (Direc) administram a reserva de livros destinados ao atendimento das escolas federais, estaduais e municipais do interior.

Descentralização da Reserva Técnica

A reserva técnica será entregue:

• às Diretorias Regionais de Educação (Direc) quando as escolas forem da rede estadual ou da rede municipal e estiverem situadas em cidades do interior do estado;
  • à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, quando as escolas forem da rede federal e estadual e estiverem situadas na capital (neste caso, o atendimento estender-se-á às escolas municipais da Região Metropolitana).
  • às Secretarias Municipais de Educação, quando as escolas forem da rede municipal e estiverem situadas na capital.

A prioridade para a distribuição da reserva técnica atende:

• escolas novas
  • turmas novas