Vale do Jiquiriçá ganha novos técnicos em Agroindústria

Neste final de semana, novos técnicos de nível médio serão formandos pelo Governo do Estado no interior da Bahia. Desta vez, a comemoração será no Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara, pertencente ao Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá. Nesta sexta-feira (08/11), às 19h, será realizada uma missa em Ação de Graças, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. A cerimônia de colação de grau acontecerá no sábado (09/11), às 20h, no Jaguar Clube.

No total, são 19 formandos do curso técnico em Agroindústria que estão aptos para o mundo do trabalho.  Os concluintes foram formados num período de dois anos e meio, pela forma de articulação Proeja Médio. Eles tiveram a oportunidade de voltar a estudar para concluir o ensino médio e, ao mesmo tempo, obter uma profissão.

Edilson do Nascimento Oliveira, 32 anos, é um dos formandos que está na expectativa. Ele conta qual foi a motivação para fazer o curso técnico em Agroindústria. “Meu pai foi minha influência. Ele trabalhava no campo, sempre ia com ele e aprendi muita coisa. Depois deste curso, passei a ter noções profundas sobre esta área que sempre me acompanhou e que, agora, estou qualificado para exercer. Quero continuar estudando para ter uma vida melhor. Estou muito feliz e na maior expectativa para comemorar com meus amigos e minha família”, afirmou.

Formação - O curso técnico em Agroindústria integra o Eixo Tecnológico em Produção Alimentícia. No decorrer do curso, os formandos aprenderam a operacionalizar o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, frutas e bebidas. Também auxiliam e atuam na elaboração, prevenção e higienização da produção agroindustrial.

Crescimento – Em 2009, quando o  Colégio Estadual Pio XII passou a ofertar Educação Profissional, contava com 76 matriculados no curso técnico em Agroindústria.  Atualmente, a unidade escolar conta com 293 matriculados no curso Técnico em Agroindústria e 33 matriculados no curso de Qualificação Profissional em Agroextrativismo (Proeja Fundamental).  Entre 2009 e 2013, houve um crescimento de 328% nas matriculas da unidade escolar.