Ações e Programas

Ações realizadas

Formação de Professores
Curso Direitos Humanos e Sexualidades (agosto a novembro de 2011) O Curso Direitos Humanos e Sexualidades teve como objetivo a participação das/os educadoras/os do ensino básico (40 professores de 08 escolas) em atividades voltadas ao conhecimento dos principais dispositivos da sexualidade existentes em nossa sociedade;

Diálogos Formativos – Educação em Direitos Humanos: combatendo o racismo, o sexismo e a homofobia na escola. Discutir e elaborar proposições para composição de um documento de referência que norteará as ações e as práticas pedagógicas de combate ao racismo, sexismo e homofobia nas unidades escolares da rede pública estadual da Bahia.

Material Didático
Elaboração das Orientações para a Educação das Relações de Gênero e Sexualidades.
Aquisição de acervos produzidos especialmente pelo MEC para subsidiar as/os professores nas escolas

Outras Informações

• Interlocução com o PAIP - Projeto de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica na rede estadual da Bahia, fortalecerá a atuação na dimensão pedagógica monitorando e intervindo nas escolas que identificam preconceito, discriminação e desrespeito com base no gênero e na orientação/condição  sexual, ou seja, a existência da homo/lesbo/transfobia,.
  • II Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos para 80 participantes. (realizado)
  • I Seminário Estadual de Educação e Direitos da Pessoa Idosa. (realizado)
  • Seminário: Diálogos Formativos em Educação e Direitos Humanos: Combatendo o Racismo, o Sexismo e a Homofobia na Escola, para 180 participantes ao qual será realizado de 17 a 19 de outro de 2012.

Ações em andamento
Construção de Orientações para Educação das Relações de Gênero e sexualidades; O objetivo é elaborar Orientações para a Educação das Relações de Gênero e Sexualidades buscando subsídios para alterar compreensões e ações didáticas, pedagógicas e curriculares bem como relações interpessoais e rotinas escolares que se estruturam de forma a promover e alimentar desigualdades e hierarquias de gênero e de orientação afetivo sexual.