E-Nova - Entenda o Projeto

E-Nova - Entenda o Projeto

Como iniciou o projeto piloto

Em fevereiro de 2017 o Governador Rui Costa assinou um convênio com o Google Inc. dos Estados Unidos, para a implementação deste projeto. A fase piloto foi iniciada em agosto com a participação de vinte escolas dos mais variados tipos e em todas as regiões do Estado. Como resultado, cerca de 800 professores obtiveram certificação nacional emitida pelo Instituto Paramitas e, destes, mais de 130 obtiveram a certificação internacional como Google Educator. 

A primeira fase do projeto aconteceu com encontros presenciais e mediação à distância pela equipe do Instituto Paramitas, dando base e referência para os conteúdos que foram estruturados pela mesma para em parceria com a UFBA oferecer na formação Online no ambiente de EAD da UFBA. 
 
Com 20 escolas da Rede Estadual, foram envolvidos mais de 800 educadores e 16.000 alunos durante o 2o semestre de 2017. Nesta ação , foi observado o engajamento dos alunos e aproveitamento dos professores no uso da tecnologia dentro da sala de aula, obtendo, em pouco tempo, excelentes resultados e um grande engajamento dos professores e alunos. Além disso, o curso possibilitou aos professores e alunos parceiros a realização e obtenção da prova de certificação internacional de Google Educator, alavancando às possibilidades de realização profissional dos mesmos. 
Fases do Projeto
 
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, dando continuidade à experiência exitosa de 2017 , avança com o projeto e-Nova Educação, ofertando para todos os educadores da rede um curso à distância. 
 
O projeto e-Nova Educação proporcionará, a partir de agora, o uso de um conjunto de softwares e aplicativos gratuitos que constituem o Ambiente Virtual de Aprendizagem de última geração escolhido por esta secretaria. Dinamizando os processos de ensino e aprendizagem e configurando uma rede social de conhecimentos que integra estudantes e docentes, esse ambiente potencializa o uso pedagógico. 
 
Para ajudar os educadores nesta jornada, foi disponibilizado, a partir do dia 20 de fevereiro de 2018, o curso online "Uso Pedagógico das Tecnologias Educacionais", uma parceria do Instituto Paramitas, UFBA e SEC, para os educadores que voluntariamente se inscreveram, com o objetivo de prepará-los para o envolvimento de seus alunos no uso das tecnologias que chegam nas escolas este ano. Atualmente, são em torno de 24 mil professores da rede capacitados no programa e-Nova. 
 
Junto com o curso, os educadores terão acesso ao e-mail institucional voltado para a educação, que agregam recursos para o gerenciamento da sala de aula. 
 
Em sua atual fase de implantação, os alunos estão tendo seus e-mails disponibilizados pela Secretaria. Além disto, está prevista a entrega de 25 equipamentos portáteis e conectividade nas 508 escolas que farão parte desta fase do projeto - complementando os equipamentos das escolas da primeira fase e integrando novas escolas.
 

Notícias Relacionadas