Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
Publicado em sex, 22/11/2024 - 10:57 por virlane.ferreira
Palavras-chave:
Fotos: Micael Luz
Cerca de 300 estudantes do Colégio Estadual José Araújo Pereira, localizado no município de Gongogi, pertencente ao Território de Identidade do Médio Rio de Contas, estão promovendo uma verdadeira celebração da diversidade cultural e étnico-racial por meio do “Projeto 20 de Novembro: Ciência e Consciência nas Relações Étnico-Raciais”. A iniciativa, que começou na última segunda-feira (18) e se encerra nesta sexta-feira (22), tem mobilizado toda a comunidade escolar com atividades culturais e educativas voltadas para a valorização da herança africana e afro-brasileira.
Já os estudantes do colégio participaram da Semana da Pertença, promovida pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Durante o evento, os alunos apresentaram práticas exitosas desenvolvidas na escola, destacando projetos que promovem as relações étnico-raciais e fortalecem o aprendizado sobre a contribuição africana na formação da sociedade brasileira.
A programação incluiu uma série de apresentações artístico-culturais em diversas linguagens, todas voltadas para a produção de conhecimentos afro-brasileiros. Dentre as atividades, destacaram-se o Show de talentos da escola; as oficinas de capoeira, fotografia, maquiagem negra e penteados afro; as apresentações de canto e música, resultados do Programa Educa Mais; Exposições fotográficas “Cores Invisíveis” resultado dos projetos Artísticos e Culturais da SEC; e Rodas de conversa abordando temas como “Produções e Experiências em Educação e Relações Étnico-Raciais”.
Kaila Bispo dos Santos, 17 anos, aluna do 2º ano, que fará uma apresentação musical da canção Yayá Massemba, de Maria Betânia, destacou a importância de um evento como esse para a escola e a comunidade. "A realização desse projeto é muito importante, porque nos ajuda a conhecer e valorizar a história e a cultura afro-brasileira. É uma oportunidade de aprender e refletir sobre a contribuição dos povos africanos na construção do nosso país".
Fotos: Virlane Carmo
No município de Aramari, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Maria do Carmo Santana, a estudante Micael Luz, 17, idealizou o projeto Reflexos de Herança (Gritos que ecoam resiliência), com o objetivo de elevar a autoestima de jovens afrodescendentes. Por meio do projeto, o jovem fotografa os colegas, faz a produção das fotos e as publica no perfil da escola nas redes sociais.
“A iniciativa fotográfica busca valorizar a beleza, a cultura e a herança ancestral, promovendo reflexão e orgulho das raízes através da arte. Com impacto significativo nas escolas, o projeto fortalece a identidade cultural e destaca o papel da juventude na preservação e celebração de nossa história”, disse o estudante, que também é líder do Núcleo Territorial de Educação (NTE 18), com sede em Alagoinhas.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)