Jornada Pedagógica

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza a Jornada Pedagógica 2014 em todas as unidades escolares da rede, nos turnos diurno e noturno, sob o tema O Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens. A Jornada reúne educadores, na sua respectiva unidade, constituindo um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico. O objetivo é consolidar o planejamento para o ano letivo de 2014, a partir da reflexão sobre o desempenho da escola e do estabelecimento de ações, metas e estratégias para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos nossos estudantes. Neste ano, em especial, a Jornada Pedagógica pauta o planejamento coletivo da escola em vistas à construção de um currículo articulado que potencialize as aprendizagens, de modo a impactar nos resultados das avaliações educacionais internas e externas.

Para tanto, ressaltamos a importância de cada unidade escolar conhecer, discutir e apropriar-se dos dados da sua realidade, como ponto de partida para o planejamento, considerando: distorção idade/série, aprovação, reprovação, abandono e os resultados das avaliações externas - Prova Brasil, Avalie, ENEM e IDEB. Esse olhar coletivo subsidiará um trabalho pedagógico consistente, para o enfrentamento dos indicadores críticos, o aperfeiçoamento das ações exitosas e melhoria do processo formativo dos nossos estudantes.

Plantão Online e Telefônico!

Fórum eletrônico: http://educar.sec.ba.gov.br/forumjornada/ Telefones: (71) 3115-9010 / 9006 / 9075
Tutorial - Fórum Jornada
Dias: 30 e 31/01/2014, podendo ser estendida para complementação nos dias 06 e 07/03/2014
Horários: Matutino - 10 às 12h; Vespertino - 15 às 17h; Noturno - 19 às 21h