1ª Mostra de Dança Estudantil destaca diversidade cultural baiana

Com a proposta de integrar a dança às manifestações artísticas do III Encontro Estudantil Todos Pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, na tarde desta quinta-feira (30/10), a I Mostra de Dança Estudantil. A iniciativa contou com a apresentação de estudantes de onze escolas e com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, da coordenadora de Educação, Memória e Comunicação da São Paulo Companhia de Dança, Marcela Benvegnuv, além de alunos, professores e dançarinos profissionais. O evento aconteceu na Itaipava Arena Fonte Nova e apostou na diversidade cultural da Bahia.

Nos três dias que antecederam a Mostra, 54 estudantes e professores das onze escolas inscritas participaram do Curso Dance, organizado pela coordenadora do Curso Técnico Profissionalizante em Dança da Funceb, Janaína Cavalcante, quando receberam orientações de profissionais que atuam na área. As aulas abordaram o estudo do corpo, a concepção do espaço, o movimento, a evolução do movimento e a performance.

Convidada para fazer comentários técnicos sobre a performance dos estudantes e professores que se apresentaram durante a Mostra, Marcela Benvegnuv considerou que levar a dança para dentro da escola é algo muito positivo. “Um evento desse tipo, que pensa na dança com o figurino e com a música,  forma platéia, e a Bahia tem feito isso de uma forma muito bacana. Com certeza esses meninos que se apresentaram hoje já são platéia para a dança”.