Feira de Santana recebe pacote de ações do Governo Federal que ultrapassa R$ 2,8 bilhões

Foto: SECOM BA
Na manhã desta segunda-feira (1°), os moradores de Feira de Santana receberam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jerônimo Rodrigues, que juntos entregaram a obra de duplicação da BR-116. Na ocasião, Lula conhecei o novo padrão arquitetônico das escolas estaduais e foram dadas autorizações para contratação de construção de residências do programa Minha Casa Minha Vida e novas intervenções em infraestrutura, para melhorar a mobilidade local.

“Nós ficamos seis anos andando para trás. Vendo as políticas públicas sendo destruídas: Minha Casa, Minha Vida, universidade, Água Para Todos, Luz Para Todos, saúde. Então a pressa do povo brasileiro é porque realmente só temos pressa”, considerou o governador Jerônimo Rodrigues sobre as assinaturas e entrega feita.

Já o presidente Lula afirmou que este é só o início das ações. “Nós plantamos desde janeiro, aramos a terra, colocamos adubo, colocamos a semente e agora nós vamos viajar pelo Brasil para anunciar as coisas que a gente vai fazer. E nós queremos deixar a Bahia mais impecável, com melhor qualidade de vida”, contou o presidente.

O diretor do Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão (NTE 19), Murilo Cerqueira, comemorou a entrega de mais uma escola de tempo integral. "Começamos o mês de julho com o pé direito entregando mais uma escola de tempo integral, um investimeno importante para a educação da Bahia. É uma alegria imensa receber o nosso presidente, o governador e a secretária Rowenna Brito, toda a comitiva e toda a comunidade escolar que está em festa".

O trânsito na BR-116, no trecho entre Feira de Santana e Santa Bárbara, ganha em celeridade com a duplicação de 40,3 quilômetros da rodovia. A obra, entregue pelas autoridades, integra o lote 6 do projeto de recuperação da malha viária nacional, do Governo Federal. Foram aplicados recursos da ordem de R$ 467,2 milhões.

Com os novos anúncios de obras estão previstos mais de R$ 2,8 bilhões de investimento do Governo Federal para a infraestrutura viária, com intervenções que contribuem com a melhoria da mobilidade na região. Autorizada pelo presidente Lula, na companhia do governador Jerônimo Rodrigues, a continuidade da duplicação da BR-116, abrange uma segunda faixa de trânsito com extensão de 53,2 quilômetros, entre os municípios de Santa Bárbara e Serrinha.

Foi autorizada ainda a abertura de licitação para duplicar 7,2 quilômetros do Contorno Leste de Feira de Santana, o Rodoanel. O valor estimado para esta intervenção é de R$ 190 milhões. A mesma medida foi adotada para a BR-101, onde serão contemplados 83 quilômetros da rodovia que liga Sergipe até Entre Rios, na Bahia. Esta implantação tem orçamento previsto em R$ 428,7 milhões.

Lula ainda assinou ordem de serviço, com início imediato, para pavimentação da BR-030, em Maraú. Para asfaltar os quase 53 quilômetros da estrada serão investidos R$ 230 milhões. Outro trecho da mesma rodovia, entre Cocos; na Bahia, e Mambaí; em Goiás, vai ser recuperado. Serão destinados R$ 817 milhões para asfaltar os 191 quilômetros entre as duas localidades.

O pacote de ações autorizadas pelo chefe do Executivo nacional também inclui uma ordem de serviço dos remanescentes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 2), que vai das cidades de Bom Jesus da Lapa à São Desidério. São 137 quilômetros de extensão ao custo de R$ 365 milhões, a cargo do Ministério dos Transportes. O titular da pasta, Renan Filho, destacou a ampliação dos recursos que o Governo Federal destinou para a Bahia. “Ano passado, o primeiro do presidente, ele já aplicou R$1,2 milhão, e esse ano vai aplicar R$ 2 bilhões, quatro vezes mais, do que o governo passado aplicava na Bahia”.

Além das obras de infraestrutura e mobilidade, foram autorizadas contratações de residências, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com 1.075 unidades habitacionais a serem contratadas no município. Este número está dividido em 226 unidades no Residencial Rio de Janeiro; 200 unidades no Residencial Vivendas Panorama I; 200 unidades no Residencial Vivendas Panorama II; 257 unidades no Residencial Lagoa Encantada I e 192 unidades no Residencial Parque Sabiá I.

O ministro das Cidades, Jader Filho, promete novos imóveis. “Até o final do ano nós vamos vir aqui em Feira de Santana para trazer mais obras. Eu só posso dizer que o programa Minha Casa Minha Vida, aqui em Feira de Santana e na Bahia, voltou para realizar o sonho da casa própria”.

Também foi assinado o contrato do programa Periferia Viva: Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (REGMEL). O objetivo é promover o direito à moradia adequada à população de baixa renda por meio da concessão de financiamento, em condições especiais de subsídio, para a execução de obras e serviços destinados à regularização fundiária de núcleos urbanos informais e melhorias habitacionais. A iniciativa é executada pelo Ministério das Cidades e irá beneficiar 4.853 famílias de 17 cidades baianas. Outras 1.371 também serão contempladas com ações de melhoria habitacional.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA