Ações das Escolas Culturais são planejadas durante a Semana Pedagógica

Fotos: divulgação
O projeto Escolas Culturais, que vem incentivando o uso da escola como equipamento cultural e de interação social nas comunidades, também entrou na pauta de discussões da Semana Pedagógica que segue até a próxima sexta (8), em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. A iniciativa vem sendo realizada em 85 escolas públicas da rede estadual de ensino, nos 27 Territórios de Identidade, por meio da interlocução entre as experiências culturais e artísticas e o Projeto Político Pedagógico das escolas.
 
Para a coordenadora do projeto Escolas Culturais da Secretaria da Educação do Estado, Thamires Vasconcelos, a participação dos coordenadores culturais é indispensável. “É de fundamental importância que o coordenador cultural também participe da Semana Cultural, porque é nesse momento que ele pode planejar todas as ações culturais em diálogo com os projetos que a escola já tem e que os professores estão planejando, de acordo com os temas anuais de cada área do conhecimento. Esse coordenador tem a possibilidade, também, de já fazer um planejamento junto aos artistas locais e a comunidade cultural, para que as atividades sejam casadas com uma agenda prévia, garantindo a formação de público”, destacou. 
 
Segundo Nado Zâmbia, que atua como coordenador cultural da Escola Cultural de Alagoinhas (124 km de Salvador), que funciona no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, colaborar na Semana Pedagógica é um marco para o projeto. “Este ano tivemos a oportunidade de fazer parte do planejamento da escola dando a nossa contribuição no mapeamento das ações que serão promovidas. Propomos a realização de oficinas para professores e líderes de classe ministradas por artistas, para mostrar como a Escola Cultural entende o educador também com um terreno fértil a ser irrigado. Outra ação será o evento marco ‘Proteção e cidadania’ a ser realizado em março”, afirmou.
 
Já a coordenadora cultural Tacila Sousa, da Escola Cultural de Itabuna (317 km de Salvador), que funciona no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, falou das contribuições na atividade. “Como resultado da Semana Pedagógica, nós já definimos a realização do projeto ‘Professor orientador’, no qual cada turma terá um professor orientador responsável por quatro demandas metas que são: diagnóstico da turma, o professor como porta-voz das demandas da turma, mediação dos projetos internos da escola e, também, o incentivo à participação dos alunos nos projetos internos da escola”, explicou a coordenadora.  

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