Biblioteca é reinaugurada na Escola Estadual Severino Vieira

Para os estudantes da Escola Estadual Severino Vieira – Tempo Integral, localizada em Salvador, a prática da leitura no ambiente escolar ficará ainda mais prazerosa e confortável a partir desta segunda-feira (30). É que a a comunidade escolar reinaugurou a biblioteca da escola, que ficou ainda mais acolhedora e organizada. O evento, que aconteceu no auditório da escola, contou com apresentações musicais, declamação de poesias, contação de histórias e sorteio de livros.

Além de instalações confortáveis em um novo espaço, amplo e dinâmico, a biblioteca ganhou um novo acervo de livros, mesas, estantes e paredes decoradas com imagens coloridas, que servirão de inspiração para os estudantes. Já os livros mais antigos, a exemplo das enciclopédias de capa dura foram limpos e recuperados com a ajuda dos próprios estudantes, despertando o sentimento de pertencimento e contribuindo para a conservação do patrimônio da escola.

De acordo com a vice-diretora da unidade escolar, Nívea Nunes, a requalificação da biblioteca visa o compromisso com a educação através do incentivo à leitura. “Os alunos gostaram muito do novo espaço dedicado à leitura e puderam vivenciaram todo o processo de organização da biblioteca. Além de ampliar espaço e o acervo, a biblioteca também amplia a possibilidade de aprendizagem”, destaca a educadora.

Kaylanne Silva, 12, do 6° ano, afirma que ficou muito feliz com a nova biblioteca. “O espaço ficou muito agradável, bonito e leve. Estou animada para começar a ler os novos livros que chegaram”, diz a estudante, que lê em média três livros por mês. Quem também aprovou a novidade foi Wellington Cerqueira, 12, também do 6° ano. “Gosto muito de ler e adorei a organização da biblioteca. Aqui, vamos ter novos estudos e descobertas”, afirma, entusiasmado.

Para a bibliotecária da escola, Maria das Graças Nunes, a biblioteca é indispensável para o aprendizado dos estudantes. “Desenvolvemos vários projetos de leitura com eles, como por exemplo, ao fazer com que conheçam a memória da escola e, também, entendam sobre a importância da conservação e preservação dos livros. A biblioteca é um espaço que sensibiliza e aproxima os estudantes da leitura”, explica.