Campeonato Mundial de Wrestling realiza oficinas nas escolas estaduais

Foto: Suâmi Dias

Estudantes da rede estadual de ensino estão tendo a oportunidade de conhecer mais sobre o Wrestling, conhecido também como luta olímpica. Em uma promoção do Campeonato Mundial Júnior de Wrestling 2015, que acontece até domingo (16/08), no Centro Pan-Americano, em Lauro de Freitas, 24 escolas da rede estadual, estão recebendo oficinas para a apresentação da modalidade. Nesta quarta-feira (12/08), os estudantes do Colégio Estadual Ruben Dario, no bairro San Martin, puderam aprender as regras do esporte e conhecer a estrutura de uma área de luta com a participação de lutadores profissionais. O evento é promovido pelo Projeto Lotação Esgotada.

“A ideia está em integrar a educação junto ao esporte, apresentando a modalidade que esteja ligada ao projeto naquele instante, no caso o Wrestling, e criando um público capaz de se interessar e entender o esporte,” explica o coordenador do Projeto Lotação Esgotada, Bruno Guilhermo Pereira. As escolas participantes também terão a oportunidade de levar 40 estudantes para acompanhar o Mundial nos dias 15 e 16 de agosto, com transporte disponibilizado pelo projeto.

“Aproximar o estudante do esporte praticado na escola significa afastá-lo da rua", Gerlan dos Santos, atleta

O atleta baiano, Gerlan dos Santos, destaca a importância de poder realizar uma oficina sobre o Wrestling nas redes estaduais. “Aproximar o estudante do esporte praticado na escola significa afastá-lo da rua, além de dar uma alternativa de conhecer um esporte olímpico difundido no mundo, mas pouco divulgado no País”.

Bem atento à oficina, o estudante do 1º ano, Emerson Gonçalves, arriscou alguns golpes com a orientação dos profissionais. “Achei interessante um esporte não tão comum ser apresentado na escola. Mas como já pratiquei judô, que tem características semelhantes, gostei das técnicas mostradas e acabei tendo um interesse em aprender”, afirmou.

Já a estudante do 2º ano, Jéssica Rocha, praticante de handebol, ressalta a integração educação e esporte. “A escola que incentiva a prática do esporte traz o aluno para dentro da unidade e transforma o ambiente em um lugar muito mais saudável e agradável para se frequentar.

Esporte nas escolas
A prática esportiva faz parte do currículo da rede estadual de ensino. Dentre os projetos desenvolvidos nesse sentido, destacam-se os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), organizados pela Secretaria da Educação da Bahia que envolvem, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas estaduais e municipais de quase todos os municípios baianos.  A culminância do Jerp acontece como parte do Encontro Estudantil que, nesta quarta edição, será realizado no mês de novembro, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador.