Capoeira dá o ritmo no último dia dos Jogos Estudantis da Rede Pública

Munidos de caxixis, berimbaus e atabaques, estudantes da Rede Estadual de Ensino participaram do Festival de Capoeira no último dia dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). A Ação, realizada durante o 3o Encontro Estudantil Todos Pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, reuniu mais de dois mil estudantes e mobilizou cinquenta funcionários da Secretaria da Educação do Estado da Bahia em torno da prática esportiva na Itaipava Arena Fonte Nova.

Oficina de Capoeira - Geraldo Carvalho - ascom
Por entender a capoeira como mais uma possibilidade didática de trabalho e Bahia dinamização do currículo da educação básica, a Secretaria da Educação vem promovendo cursos de formação de professores em capoeira, com carga horária de 120 horas, que já atendeu sete pólos e formou duas turmas. “O objetivo é trabalhar a modalidade com os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de forma interdisciplinar, atendendo a Lei 10.639/2003”, destaca Janete Beanes, coordenadora de Educação Física e Esporte Escolar. Ela enfatiza ainda que trazer este trabalho para o Encontro Estudantil, em formato de festival,  é uma mostra do trabalho que os professores estão desenvolvendo nas unidades escolares da Rede Estadual.

Oficinas - Durante o 3o Encontro Estudantil Todos pela Escola, os estudantes inscritos no Festival de Capoeira tiveram a oportunidade de participar das oficinas de construção de berimbau e caxixis, de movimentos da Capoeira Angola, de movimentos da Capoeira Regional e de toques e cantos. Mestre Olavo Paixão, responsável pela oficina de berimbau, comentou a importância do contato dos estudantes com elementos da ancestralidade afrobaiana e destacou: “o berimbau é o instrumento principal da capoeira. Uma roda de capoeira sem berimbau é como uma feijoada sem tempero”.