CJCC de Vitória da Conquista realiza sábado letivo com programação de jogos e animações em plataforma digital

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista realizou, neste sábado (14), mais uma edição do Scratch Day, um momento voltado para celebrar as possibilidades da plataforma utilizada na produção de jogos e animações. A atividade contou com games e oficinas para os estudantes e professores, que a partir do tema “Ondas de gentileza”, debateram como a linguagem gráfica pode auxíliar no estudo da Tecnologia, Matemática e Lógica.

Realizado desde 2017, o evento voltou a ser presencial, após dois anos no formato on-line, em decorrência da pandemia do Coronavírus. A diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Alice Irigoyen, destacou que o objetivo é  despertar o interesse da comunidade escolar pela tecnologia. “O Scratch Day é um momento riquíssimo para compartilharmos de forma divertida experiências e muita aprendizagem”.

Daniel Guilherme Matos, 19, estuda no  Centro Territorial de Educação Profissional  (CETEP) de Vitória da Conquista e atua como estagiário de Robótica e Programação do CJCC. O estudante conheceu a plataforma pelo próprio Centro Juveni. Ele está desenvolvendo um jogo de perguntas e respostas para ser utilizado em sala de aula. Para Daniel, o evento atrai novas pessoas e oferece novas oportunidades de aprendizagem. “A plataforma Scratch é simples e intuitiva. O evento é interessante para a comunidade escolar e mostra para os alunos e professores como a linguagem pode ser usada para expressar a criatividade e ajudá-los em soluções práticas do cotidiano”.

O professor de Física, Renato Lima Pereira, do Colégio Estadual José Sá Nunes, ficou entusiasmado com a iniciativa. “O momento é proveitoso, leve e dinâmico. A atuação dos professores e estudantes com Scratch trouxe insights em relação a novas metodologias de ensino”.

Larissa Ellen, 18, estudante do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, também gostou dos resultados. “Estudar programação desta forma é muito bom. Aprendi mais sobre computação, como mexer na plataforma e aproveitamos a  oportunidade para interagir com mais estudantes que estão conhecendo a linguagem", afirmou.