Colégio de Educação Integral Camillo de Jesus Lima é inaugurado em Vitória da Conquista

A comunidade do distrito de Kadija, em Vitória da Conquista (509 km da capital), recebeu, nesta sexta-feira (14/06), a visita do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. Na ocasião, foi entregue oficialmente o Colégio de Educação Integral Camillo de Jesus Lima.

A nova unidade escolar da rede estadual tem capacidade para 960 estudantes e atendeu a uma demanda da comunidade. O investimento na construção foi superior a R$ 1,5 milhão. Esta é uma das 81 escolas estaduais (42 em Salvador e 39 no interior) que, este ano, passaram a oferecer educação integral, beneficiando mais de 80 mil alunos. No ano passado, eram 11 unidades.

Os alunos passam dois turnos na escola e têm direito a três refeições diárias, inclusive o almoço. Os estudantes contam com aulas de reforço de português e matemática, oficinas e atividades científicas, esportivas, recreativas e culturais. “Temos a certeza de que os estudantes do Colégio de Educação Integral Camillo de Jesus Lima vão ter uma formação mais completa, possibilitada com a política do Governo do Estado de expansão da Educação Integral. Além disso, atendemos a demanda da comunidade do Kadija com uma boa infraestrutura”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Estrutura – O colégio oferece aos estudantes uma estrutura física que compreende oito salas de aula, quadra esportiva, sala de vídeo, informática e biblioteca. A construção também vai beneficiar moradores dos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida que estão sendo construídos na região (cerca de três mil famílias). A unidade escolar começou as atividades no ano letivo de 2013, e conta, atualmente, com 380 estudantes matriculados nos três turnos, com ensino fundamental, médio e educação integral.

Para Maria do Socorro Passos, diretora da unidade: “foi um ganho para todos. Os meninos tinham que pegar transporte, se deslocar para lugares mais distantes. Hoje, eles estudam na porta de casa”, disse. Ela ressalta as qualidades da unidade: “a estrutura física é excelente, com uma bela quadra, que é a paixão dos estudantes. No pedagógico, o que está em destaque é exatamente a educação integral. Isso tem causado muito sucesso na comunidade porque o bairro é muito carente, e a educação integral preenche o tempo destes alunos”, afirmou.

A estudante Laiane Oliveira, 13 anos, estudante da 7ª série, elogia a unidade escolar. “Quando cheguei aqui, achei toda a escola muito boa. Perfeita. Eu acho que os professores querem o melhor dos alunos. Gostei muito”. Gabriel Soares da Silva, 17 anos, aluno da 8ª série, também aponta os diferenciais. “O colégio fica bem perto da gente. Não precisamos mais enfrentar filas pra estudar. É tudo muito grande, amplo. O ensino integral também é interessante para termos uma aprendizagem mais ampla”, considera o aluno.

Construção de novas escolas – O Governo da Bahia, nos últimos cinco anos, construiu um total de 104 escolas, e estão previstas outras 69. Deste total, 60% estão localizadas na zona rural, atendendo a comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos. As ações representam um investimento total de R$ 435,8 milhões.