Colégio de Feira apresenta resultados do Mais Educação

Uma mostra dos resultados positivos do programa Mais Educação foi compartilhada na abertura da primeira edição dos Encontros Formativos de Educação Integral, que terminaram na quinta (30/08), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana. No centro das atrações, o Colégio Estadual Paulo VI, localizado no município de Feira, que, desde 2009, integra o programa como escola piloto para a sua implantação na Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana (Direc 2).

No palco, os estudantes  Michaeli Oliveira de Jesus Pereira, 10 anos, Éveli Lima de Oliveira, 11 anos, e Juan dos Santos Silva, 10 anos – três dos sete alunos do Colégio Paulo VI que ganharam medalhas pelas vitórias no Campeonato Baiano de Karatê, realizado em julho – apresentaram suas performances diante de uma plateia de professores e diretores de 120 escolas de 75 municípios, além do secretário Osvaldo Barreto, presente no evento.

“Aqui está o resultado de um trabalho de sucesso, feito junto a esses meninos que, depois do Mais Educação, ganharam autoestima e melhoraram a disciplina, concentração e respeito ao próximo”, disse a coordenadora do Mais Educação na escola, Márcia Maria Pinheiro de Assis, antes da apresentação dos garotos, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O Colégio Paulo VI conta, hoje, com 694 estudantes cadastrados no programa Mais Educação, distribuídos entre sua sede e seus anexos localizados no Conjunto Penal de Feira de Santana, na Fundação da Criança e do Adolescente - CASE I e II - Centro de Atendimento Sócio Educativo Juiz Melo Matos e no bairro Limoeiro. Monitores trabalham no programa, alguns da própria comunidade.

As atividades contemplam as áreas do acompanhamento pedagógico. São elas: letramento, karatê, tênis de mesa, futebol, jardinagem, horta, direitos humanos, informática, hip hop, percussão e dança. Segundo a coordenadora Márcia, a divisão dos alunos em turmas é feita por faixa etária independentemente da série de cada um e de forma que todos participem de todas as atividades oferecidas.

Os alunos atendidos pelo programa retornam em outro turno para a escola ou para espaços, como a quadra de esportes da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (Famfs), cedida para a prática do futebol. “Gestores, monitores, orientadores, professores e alunos estão todos envolvidos e motivados. Os estudantes, em especial, lamentam quando o programa fica em recesso”, conta Márcia.

“É muita emoção participar do Mais Educação. Fiquei muito feliz porque, no campeonato de Karatê, recebi medalhas de ouro e bronze”, revela o garoto Juan dos Santos Silva, ao lado das companheiras de treino, Michaeli e Éveli.

Mais Educação –  O programa beneficia 199.714 estudantes do ensino fundamental, em 644 escolas estaduais baianas. Em Feira, 62 escolas da rede estadual de ensino estão cadastradas no Mais Educação que, na Bahia, teve início em 2008.

O programa oferece a possibilidade de educação integral a crianças, adolescentes e jovens, apoiando atividades socioeducativas em horário diferente do turno letivo escolar e promovendo ações de ampliação dos tempos e espaços educativos. Quem opta pela Educação Integral tem direito a três refeições diárias, inclusive o almoço.

Elaborado pelo governo federal, trata-se de um programa interministerial e, no Estado da Bahia, é desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com os Ministérios da Educação; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Ciência e Tecnologia; do Esporte; do Meio Ambiente; da Cultura e com a Secretaria Nacional da Juventude.