Colégio estadual de Itabuna é destaque no Prêmio Gestão Escolar

A comunidade escolar do Colégio Estadual Félix Mendonça, no município de Itabuna, está em festa. A unidade recebeu, na última quinta-feira (31/10), em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o título de Destaque Estadual durante a 14ª edição Prêmio Gestão Escolar. A premiação foi concedida a mais 26 escolas estaduais de todo Brasil, além de eleger as cinco Escolas Destaques Nacionais e a Escola Referência Brasil.

“O foco do nosso trabalho é o processo de ensino e de aprendizagem dos nossos estudantes. Acredito que esta diretriz chamou atenção e fez com que ganhássemos esta premiação. Também nos preocupamos com os responsáveis pelos nossos alunos e com toda a comunidade. Os professores da escola também têm um papel importante nesse processo”, disse Rosimeire Guerra, diretora do Colégio Estadual Félix Mendonça.

A premiação é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestores competentes na educação básica do ensino público brasileiro.  O Prêmio Gestão Escolar 2013 tem como foco a melhoria na gestão e na qualidade do ensino e busca estimular as escolas públicas a mostrarem o desenvolvimento de suas gestões e incentivar o processo de melhoria contínua, por meio da elaboração de planos de ações com autoavaliações periódicas.

Intercâmbio – Entre os benefícios oferecidos pela premiação, esteve a oportunidade da diretora Rosimeire Guerra de viajar para a cidade de Houston, no Texas, Estados Unidos, em outubro, para conhecer de perto o processo educacional norte-americano. “Tive a oportunidade de visitar muitas escolas e trocar experiências. Penso que nós podemos aprender com eles e vice-versa. Foi uma experiência muito enriquecedora”, afirmou.

Ainda em outubro, o Colégio Estadual Félix Mendonça foi uma das escolas vencedoras do I Prêmio Melhor Escola Pública do Ano, promovido pela Fundação da Escola Superior do Ministério Público Estadual. Ao todo, foram premiadas 13 unidades escolares, de 60 que contam com o programa "O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos?”. O objetivo da iniciativa foi reconhecer a gestão das escolas públicas municipais e estaduais que se destacam nas estratégias de planejamento, intervenção e monitoramento para a conservação dos prédios e aplicação mais eficiente das verbas públicas.

Sobre a escola – Com 1.619 estudantes, da 5ª série ao 3º ano e da EJA (Educação para Jovens e Adultos) – fundamental 2, o Colégio Estadual Félix Mendonça foi uma das 98 unidades (entre estaduais e municipais) inscritas no Prêmio Gestão Escolar 2013. A instituição foi selecionada por ter sido a que melhor atendeu os requisitos em toda a dimensão exigida pelo prêmio, como a pedagógica e administrativa.