Colégio Estadual Helena Mateus promove mostra cultural com instituições parceiras

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação

Apresentações de hip-hop, grafite e fotografias marcaram a culminância do Projeto Arte Graffiti Bahia Norte, que teve sua segunda edição sediada no Colégio Estadual Helena Matheus, no bairro São Cristóvão, em Salvador, nesta sexta-feira (6). A iniciativa é uma parceria da unidade escolar com a Concessionária Bahia Norte e o Instituto JCPM de Compromisso Social, e atende a um dos eixos do programa Educar para Transformar- Um Pacto pela Educação, que estabelece uma rede de parcerias para melhorar a qualidade da educação pública na Bahia.

De acordo com a diretora do colégio, Liliane Fonseca, esta é mais uma parceria que trará benefícios para toda a comunidade escolar. “O objetivo de fazer essa mostra cultural, no colégio, é incentivar os estudantes a explorarem suas habilidades artísticas, pois, alguns deles estão tendo a oportunidade de fazer cursos de grafitagem e de fotografia com esta parceria”, destacou a gestora.

Este é o caso da estudante Thaiane Caroline de Jesus, 17 anos, do 1º ano do Ensino Médio. “Fiz o curso de fotografia e hoje estou mostrando meu trabalho exposto aqui no colégio para incentivar meus colegas na participação de projetos artísticos que contribuem muito para a nossa formação”, disse a estudante.
Já os estudantes Kawan Pereira, 16 , do 8º ano, e Osmailson Mota, 22, do 3º ano, encontraram no grafite um meio de traduzir suas ideias e habilidades artísticas. Durante o evento eles grafitaram os muros internos do colégio e deram um visual mais descontraído ao ambiente. “Gosto muito de desenhar e aprender a arte do grafite. Esta arte abriu mais a minha mente”, disse Kawan Pereira. Osmailton Mota destacou que: “é muito gratificante poder deixar um pouco da minha arte aqui no colégio e compartilhar com os colegas”.

O evento contou com a apresentação do estudante da rede estadual, MC Feijão e de grupos de hip hop formados por estudantes do Colégio Estadual Helena Mateus.

Parcerias
O Instituto JCPM de Compromisso Social atua com jovens de 16 a 24 anos moradores das comunidades do entorno dos empreendimentos comerciais da empresa através de projetos que auxiliam na formação desses jovens. “Acreditamos na concepção de uma educação mais ampla e por isso acreditamos em projetos que ultrapassam os muros da escola”, afirmou o representante do Instituto JCPM, Eduardo Lubisco.

Loran Santos, Analista de Desenvolvimento Socioambiental da Bahia Norte, destacou que a Concessionária Bahia tem compromisso social com a comunidade. “Temos uma série de programas voltados para o desenvolvimento dessas comunidades e o projeto Arte Graffiti Bahia Norte é um deles onde difundimos a arte do grafite com um instrumento de transformação social”.

Projeto
O Projeto Arte Graffiti Bahia Norte é uma idealização do arte-educador, Denis Sena Rocha, o artista também ministra o curso de grafitagem, oferecido pelo Instituto JCPM. “Nosso objetivo é formar jovens interessados pela linguagem da arte urbana, em especial a arte grafite, e também contribuir com a sensibilidade, criatividade, autoestima e senso crítico dos envolvidos”, declarou.