Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira ganha nova quadra de esportes

Os estudantes do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, no bairro do Bonfim, em Salvador, ganharam mais um incentivo para praticar esportes na unidade escolar. Em meio ao torneio esportivo Pedro Henrique da Silva Barreiros, realizado nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/10), estudantes, professores, funcionários e comunidade receberam a nova quadra poliesportiva da escola, que vai dinamizar as atividades de educação física.

A reforma da quadra recebeu recurso de R$ 734 mil da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Entre as melhorias, estão ações como a implantação dos equipamentos da quadra, mureta, arquibancada, pintura, rede de proteção, pavimentação, cobertura e iluminação. Nas paredes em volta da quadra, pinturas artísticas produzidas pelos estudantes dão um toque especial ao espaço.

“Nossa escola tem mudado e está melhorando a cada dia”, frisou o diretor da unidade, Ricardo Baqueiro Leão. Segundo ele, além da reforma da quadra, as obras de melhoria da infraestrutura da escola também incluíram pavimentação, drenagem e paisagismo da área externa, adequação do refeitório, pátio descoberto, quadra de areia, sala de artes e vestiário.

A ação integra o projeto de recuperação da rede física das escolas estaduais, que já contou com um investimento de R$ 445,9 milhões do Governo do Estado, de 2007 a 2012. Só em 2013, foram construídas três quadras poliesportivas cobertas, executadas 18 coberturas de quadras e estão sendo elaborados mais 171 projetos de cobertura e três projetos de construção de quadras cobertas.

Prática Esportiva – De acordo com o professor de educação física, Adenilson José da Silva, a nova quadra é um estímulo para a prática esportiva que já é tão presente no dia a dia dos estudantes. “Eles adoram atividade física. Nós dividimos as aulas da minha disciplina em teóricas e práticas, e quando a aula é prática todos querem participar”, contou o professor.

Estudante do 1º do ensino médio, Luã Carlos dos Santos, 18 anos, disse que está motivado com a educação física. “Podemos colocar em prática o que aprendemos na teoria”. Já Aiala Alves de Carvalho, 12 anos, estudante do 6º do ensino fundamental, revelou que não basta querer para usufruir da quadra de esportes. “Se não estudar não pode jogar na quadra, isso é bom porque ajuda a gente a melhorar as notas”.

Para Aiala, que também mora no bairro, a quadra também será o seu espaço de lazer nos finais de semana. “Se ficar em casa, eu vou dormir e acordar tarde. Prefiro vir para a escola, jogar, me divertir e brincar com os meus amigos”. Aos finais de semana, a escola é aberta para a comunidade, que participa de oficinas e pode realizar atividades físicas supervisionadas por um profissional, com o projeto Escola Aberta.

Homenagem – O torneio de futsal e basquete, realizado para marcar a reinauguração da quadra, foi batizado com o nome do ex-estudante Pedro Henrique da Silva Barreiros, morto em agosto. “Era um bom estudante, amigo de todos e muito ligado a prática de esportes”, ressaltou do diretor Ricardo Baqueiro Leão. Participaram do torneio 29 equipes de futsal e duas equipes de basquete.