Colégio realiza Dia de Responsabilidade Social e beneficia comunidade no Bairro da Paz

O Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, abrirá neste sábado (28/09), das 8h às 14h, para a realização, pelo segundo ano consecutivo, do Dia da Responsabilidade Social. O projeto é promovido pela unidade escolar, em parceria com a Universidade Salvador (Unifacs). Durante esse período, estudantes e pais de alunos serão contemplados pelas ações que a instituição universitária irá desenvolver, a exemplo de apalpação de tireoide, glicemia capilar, aferição de pressão, orientação nutricional e avaliação postural.

O objetivo do evento é despertar a atenção da comunidade escolar e de seus familiares para a importância de melhorar as condições de vida, a partir da tomada de consciência sobre novos comportamentos alimentares e físicos. A proposta, com isso, é contribuir para a prevenção à saúde, disseminando informações de como evitar doenças que têm crescido entre os jovens, como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

Atividades – Durante toda a manhã, os estudantes do colégio terão a sua disposição diversos serviços, como orientações básicas sobre saúde e qualidade de vida, prestados por alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Estética e Cosmética e Farmácia da Unifacs, que estarão acompanhados de seus coordenadores. Além de orientar os alunos, os universitários vão exibir filmes curtos sobre alimentação saudável e postura corporal adequada, entre outros temas. Também serão realizados higienização facial, manobras relaxantes (massagem) e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Ainda como parte do programa, os estudantes do curso de Farmácia da Unifacs farão testes para análise de glicose capilar e averiguação de altura, peso e percentuais de gordura, utilizando balança de bioimpedância, além de aferição de pressões arteriais.

A diretora do Colégio Mestre Paulo dos Anjos, Elísia Mélia, disse que a primeira edição do Dia da Responsabilidade Social, no ano passado, foi um sucesso, com a participação dos 1.500 estudantes da unidade, e as atividades giraram em torno do Dia Mundial do Coração. “Este ano, resolvemos ampliar as ações, com atendimentos em várias áreas da saúde e também no que se refere à orientação sobre previdência social”, destaca.

O dia, segundo Elísia Mélia, promete, ainda, muita diversão. “Vamos promover jogos educativos, apresentações musicais e teremos uma mesa de guloseimas para alegrar o dia. O interessante é que o comparecimento dos estudantes e de seus pais é total no nosso Dia da Responsabilidade Social”, completa a diretora.