Colégios da rede estadual celebram o Dia Mundial da Água

Fotos: divulgação
O Dia Mundial da Água, celebrado a cada 22 de março, é marcado por uma série de atividades voltadas à temática, protagonizadas pelos estudantes dos colégios da rede estadual da capital e do interior. Algumas unidades escolares anteciparam as comemorações, como foi o caso do Colégio Estadual do Cajueiro, no município de Ibicaraí, que promoveu, nesta quarta-feira (20), palestra sobre meio ambiente e preservação da água. Já os alunos do Colégio Estadual São Francisco, em Alagoinhas, estão envolvidos em pesquisas e debates em sala de aula sobre os cuidados com o recurso hídrico e, na segunda-feira (25), farão a culminância do trabalho, envolvendo palestras e apresentação de painéis sobre poluição e conservação da água.

As atividades no Colégio Estadual do Cajueiro prosseguem ao longo de toda a semana, com apresentações culturais dos estudantes e visitação às nascentes de ribeirões que abastecem o Rio Salgado. “Hoje, demos início às comemorações do Dia Mundial da Água com uma palestra sobre o ciclo da água, ministrada pelo representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Cochise Assis, e, até sexta-feira, os nossos alunos estarão envolvidos com a temática por meio de performances de teatro e de dança, assim como irão participar de debates e assistir a vídeos sobre a temática”, detalhou o diretor Fabrízio Miranda.

Durante a preparação das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água – criado com o objetivo de alertar a população internacional sobre a necessidade da preservação desse recurso natural para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta –, os estudantes discutem, especialmente, sobre a urgência de se economizar água, conforme destaca a professora Aracy dos Anjos. “A escola toda se mobiliza e cada turma se aprofunda em uma temática. No final, todos assimilam conteúdos diversos relacionados com esse recurso vital, que é a água”, pontua a educadora.

A estudante Maria Clara Oliveira, 16, fala com entusiasmo sobre o trabalho de conscientização que está sendo feito no Colégio Estadual São Francisco, onde cursa o 1º ano do Ensino Médio. “Tem sido muito importante nos deparar com os estudos sobre o uso consciente da água, sem desperdício, porque é uma forma de preservar o meio ambiente, levando-se em conta que o recurso é fundamental para as sobrevivências humana e animal. Em casa, eu e minha família já fazemos a nossa parte, como por exemplo não nos demorarmos no banho e desligar a torneira enquanto ensaboamos a louça da pia”.

Emille Ramos, 12, 6º ano, também aborda o assunto sobre a conscientização em relação aos cuidados com a água. “Acho importante o debate em sala de aula porque a gente vai adquirindo mais consciência em relação ao desperdício da água e aprendemos a cuidar melhor do meio ambiente, como não poluir os rios. Afinal, quando sujamos as águas do rio somos nós mesmo os prejudicados”.

Agenda de atividades
Colégio Estadual Maria do Carmo Santana – Alagoinhas
21/3 – Palestras e discussões sobre a temática, além de produção de cartazes para a conscientização sobre o uso racional do recurso natural.

Escola Estadual Fernando Spínola – Vitória da Conquista
21/3 – Seminário e apresentações culturais, envolvendo dança, teatro e poesia, estão na programação do dia, envolvendo toda a comunidade escolar.

Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva – Itaberaba
21/3 – Além de participarem de um seminário para discutir a importância da água, os estudantes irão mostrar o resultado da pesquisa de campo realizada sobre a situação das fontes de água do município e farão panfletagem para conscientizar a população sobre o consumo responsável da água.

Colégio Estadual de Bandiaçu – Serrinha
21/3 – Apresentação teatral e palestra sobre a importância da conservação da água, além de exibição de vídeos e escuta para elaboração de um plano de ações e estratégias para serem fomentadas na unidade.

Colégio Estadual de Malhada das Pedras – Caetité
23/3 – Os estudantes participam de atividades ligadas ao Dia Mundial da Água, entre as quais uma palestra sobre o tema, ministrada por representante do grupo ambientalista Modera.

Colégio Estadual Professor Firmo Nunes de Oliveira – Jequié
26/6 – Depois de trabalharem em sala de aula sobre o tema de forma interdisciplinar, os estudantes participam de palestras sobre o Rio de Contas e a sua importância para o município.