Colégios funcionam como ponto de apoio para bombeiros e assistentes sociais durante operação no sul da Bahia

Os colégios Modelo localizados em Ilhéus e Itabuna estão funcionando como ponto de apoio para os profissionais que estão atuando na linha de frente ajudando as vítimas das enchentes ocorridas nas duas cidades. Tratam-se de bombeiros, assistentes sociais e psicólogos que recebem assistência das escolas com alimentação, salas para a realização das suas atividades profissionais, além da disponibilização de locais para dormir.

A diretora do Colégio Modelo de Ilhéus, Rosana Barbosa, falou sobre o apoio prestado aos profissionais. “Tem sido muito importante oferecer esse suporte para estes profissionais, pois se sentem parceiros e ajudam as pessoas desempenhando as duas funções. Alguns bombeiros, por exemplo, estão dormindo e tomando café da manhã na escola e, também, nos passam orientações que são fundamentais nesta corrente de ações para que as famílias não se sintam desamparadas”.

Para o bombeiro civil, Enos Gabriel Santos, o apoio do colégio em Ilhéus tem sido essencial. “Além de ceder o espaço, a escola está nos dando todo o suporte necessário para que a gente possa realizar as nossas atividades, a exemplo do acolhimento das famílias, assistência médica e outros serviços. Além disso, temos locais para dormir e alimentação disponível”, afirmou.

O assistente social, Ubirajara dos Santos, que também está de plantão na mesma unidade escolar, também falou sobre a assistência da escola. “É muito bom poder contar com este apoio do colégio, pois estamos todos unidos para ajudar essas famílias abrigadas e que estão passando por um momento difícil”, disse.

Em Itabuna, a assistente social Solange Santos também está recebendo suporte do Colégio Modelo de Itabuna. “A escola é bem centralizada e isso facilita a realização do nosso trabalho, além da questão da logística. As pessoas acolhidas se sentem pertencentes por estarem em um local próximo aos seus bairros atingidos. A escola nos acolheu muito bem, nos forneceu sala para atendimento e estamos em constante alinhamento de ações”, comentou.