Com investimento que ultrapassa R$ 60 milhões, governador entrega e autoriza obras para a educação em Feira de Santana

Fotos: Yasmim Marinho/ SEC

Durante visita à “Princesinha do Sertão” nesta quinta-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou e autorizou obras na área da educação, que contemplam estudantes da sede e também de distritos de Feira de Santana. Os investimentos no setor ultrapassam os R$ 60 milhões. Entre as ações, foi entregue a ampliação do Colégio Estadual de Tempo Integral Carolina Maria de Jesus.

“Mais um dia aqui em Feira de Santana, eu estou cumprindo tudo aquilo que eu programei com a população. Nós concluímos o projeto dessa escola. Temos também, na Matinha, uma nova escola, porque não existe lá uma escola estadual. Vamos construir em outra comunidade quilombola”, pontuou o governador, ao explicar que a gestão estadual já entregou 600 unidades novas ou reformadas e ampliadas.

Com o objetivo de oferecer mais conforto e melhores condições de estudo, o governador inaugurou as obras de ampliação, com modernização, do Colégio Estadual de Tempo Integral Carolina Maria de Jesus, localizado no bairro do Tomba. Com isso, o prédio passa a contar com novos campos de futebol society, 10 salas, espaço para atividades diversas, teatro e restaurante. Também foi realizada a reforma e cobertura da quadra poliesportiva, novos mobiliários e equipamentos. As unidades contaram com recurso de R$ 11,9 milhões. “Muito melhor, porque tem várias escolas que não têm condições de ter biblioteca, ter teatro, ter quadra. Eu acho bem melhor para a comunidade, para a escola também. Muito bom”, comentou a estudante Ester Alves, do 6º ano.

Com o valor de R$ 18 mil foram adquiridos 300 livros que vão reforçar o acervo bibliotecário de 12 unidades educacionais de Feira. Esta ação alcança o Colégio Estadual Itan Guimarães Cerqueira, no povoado de Santa Quitéria; Colégio Estadual do Campo Padre Henrique Alves Borges, no distrito de Humildes; Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria e Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão, ambos no distrito de Maria Quitéria; Colégio Estadual do Campo João Baptista Carneiro e Colégio Estadual do Campo Edivaldo Machado Boaventura, ambos no distrito de Ipuaçu; Colégio Estadual do Campo de Jaguara, no distrito de Jaguara; Centro Educacional Cenecista do Campo Cônego Cupertino de Lacerda, no distrito de Bonfim de Feira; Colégio Estadual de Tempo Integral Assis Chateaubriand; Colégio Estadual de Tempo Integral Carolina Maria de Jesus; Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura e Colégio Estadual de Tempo Integral Célia Santos Andrade. Cada unidade escolar receberá um kit com 25 livros de diversos tipos de obras literárias.

Os investimentos em Feira de Santana não param por aí. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) foram autorizadas a iniciar o processo licitatório para ampliação, com modernização, do Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria, no distrito de Maria Quitéria. Serão destinados R$ 17,7 milhões para implantação de salas, laboratórios, restaurante, teatro, campo de futebol society com pista de atletismo, reforma e cobertura de quadra poliesportiva, além da requalificação do prédio existente.

O trabalho conjunto dos dois órgãos também foi autorizado para a construção de uma nova unidade escolar de tempo integral na comunidade quilombola de Matinha. Jerônimo, acompanhado de diretores da Conder e da secretária Rowenna Brito, conheceu o projeto do prédio, que será erguido seguindo o novo padrão adotado pela gestão estadual. O aporte estimado é de R$ 20,6 milhões. De acordo com a secretária da Educação, Rowenna Brito, o governo baiano vem fazendo um grande investimento no setor para oferecer melhores oportunidades aos cidadãos.

“Na Bahia inteira nós estamos com uma série de investimentos. Estamos falando de R$ 5,4 bilhões investidos nas obras, na reestruturação das unidades escolares para esse novo padrão que vocês já conhecem, com quadra, salas climatizadas”, explicou a gestora, frisando que só em Feira de Santana foram inauguradas três escolas em tempo integral nos últimos meses.

Por meio da parceria entre as Secretarias da Educação e da Saúde teve início nesta quinta as atividades do Odontomóvel, serviço de atendimento odontológico que percorre as escolas da rede estadual. O chefe do executivo baiano conferiu de perto as instalações. Por meio desta ação, que integra o projeto Saúde Mais Perto, os 1.154 estudantes do Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria terão acesso a procedimentos de limpeza e retirada de placa bacteriana, aplicação de flúor, restaurações, tratamento de canal e de doenças da gengiva, extração dentária, orientações para o cuidado bucal. O caminhão fica estacionado no local até o próximo dia 14. Ao fim deste período, se dirige para outras unidades da rede. Esta etapa tem um investimento de R$ 442 mil. A secretária da Saúde, Roberta Santana, lembrou do retorno de outra parceria com a SEC, para imunização da comunidade escolar.

“Mais de 1.900 escolas participaram do programa e agora a gente volta, a partir do dia 12, a vacinar dentro da escola, porque a vacina salva vidas e a gente precisa reforçar a prevenção, o diagnóstico, para que a gente não tenha agravamento da saúde”. A secretária lembrou que 58 mil estudantes já foram alcançados pela ação.

O Núcleo Territorial de Educação 19 (NTE 19), Portal do Sertão, é responsável por 68 colégios e anexos, distribuídos em 17 cidades. Deste total de unidades de ensino, 46 estão localizadas em Feira de Santana.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA