Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Complexos Integrados de Educação implantam Estações dos Saberes
Complexos Integrados de Educação implantam Estações dos Saberes
Publicado em qua, 31/05/2017 - 10:03 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Com o objetivo de trabalhar assuntos e conteúdos que possam contribuir na formação integral dos estudantes, os Complexos Integrados de Educação (CIE), unidades da rede estadual de ensino estão promovendo as Estações dos Saberes. O projeto, que é desenvolvido por meio de oficinas e organizado dentro da carga horária escolar, tem seus temas definidos através de sugestões de alunos, professores e parceiros pedagógicos, durante reunião, e acontece trimestralmente de forma multisérie e interdisciplinar, dinamizando o ambiente escolar e promovendo o protagonismo estudantil.
As oficinas das Estações dos Saberes envolvem uma ação pedagógica, que engloba a iniciação científica e a intervenção de práticas sociais, constituídas pela parceria entre a Educação Básica e o Ensino Educação Superior, além de envolveram, também, a arte, o esporte e cultura. A estudante, Letícia Enéas, 18 anos, do 3º ano do CIE de Porto Seguro (CIEPS), localizado na região do Extremo Sul Baiano (707 km de Salvador), está muito motivada com a participação no projeto, pois encontrou na Estação do Saber uma forma prática de aprender Química.
“Como tenho o objeto de ser professora de Química, tive a oportunidade de integrar, nesse trimestre, a Estação do Saber com o tema ‘Química Sustentável’. Isso vem me possibilitando um aprendizado que não teria em nenhuma outra escola. Estou aprendendo, na prática, a produzir desde iogurte e queijo até sabão e amaciante. Estou muito contente em estar inserida em um método mais dinâmico de aprendizagem”, ressalta.
Segundo Robson Costa, assessor de Articulação da Educação Superior com a Educação Básica do Estado, o processo de ensino-aprendizagem nos CIE acontece em dois momentos contínuos e indissociáveis. O primeiro é individual, onde o professor, em relação dialógica de aprendizagem, discute os conceitos cognitivos. O segundo momento ocorre através da metodologia de projetos, em um processo de aprendizagem coletiva, multiseriada, onde o aluno é protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.
“As ações acontecem por projetos com temas ligados a atualidade imbricados aos conteúdos apreendidos, desenvolvendo práticas de iniciação cientifica e de intervenção social, ou seja, quando o aluno desenvolve sua intervenção no objeto de estudo. É esta a vivacidade dos projetos contidos na Estação do Saber, por meio dos quais o aluno trilha e reflete sua aprendizagem em várias estações envolvendo toda a unidade escolar”, destaca Robson.
Planejamento
A coordenadora do Programa de Educação Integral (ProEI) do Estado, Rowena Brito, explica como as unidades desenvolvem as Estações dos Saberes. “No início do trimestre a escola se reúne para ver que temas a comunidade escolar quer trabalhar nas Estações dos Saberes. Então o responsável por ministrar a oficina apresenta um planejamento de como será desenvolvida a atividade e na primeira semana de aula os estudantes poderão optar em participar das que mais se identificam”, conta.
A coordenadora do Programa de Educação Integral (ProEI) do Estado, Rowena Brito, explica como as unidades desenvolvem as Estações dos Saberes. “No início do trimestre a escola se reúne para ver que temas a comunidade escolar quer trabalhar nas Estações dos Saberes. Então o responsável por ministrar a oficina apresenta um planejamento de como será desenvolvida a atividade e na primeira semana de aula os estudantes poderão optar em participar das que mais se identificam”, conta.
Fortalecimento pedagógico
No Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro, as Estações dos Saberes chegam ao segundo ciclo de atividades, com ampla participação dos alunos. “Esse trabalho é fundamental, pois apresenta para o estudante assuntos de forma lúdica, o que torna o aprendizado mais dinâmico e prazeroso. Essa atividade tem atraído ainda mais o aluno para a escola e mostra a importância dos Complexos Integrados na busca de novas metodologias pedagógicas”, destaca o coordenador pedagógico do CIEPS, Wellington Salgado.
Segundo a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Danúsia Cardoso Lago, integrante da equipe pedagógica do CIEPS, junto com Wellington e a professora Alessandra Tito, vice-diretora do Integral e Noturno, a ação vem apresentando excelentes resultados. “Já é visível o sucesso desse trabalho, pois estudantes e professores se empenharam numa proposta que trouxe mais vida para dentro da escola. Em cada estação, o aprendizado e empolgação são enormes. Nesse trimestre, incluímos os cursos noturnos e é impressionante chegar no final da noite e ver todas as salas cheias de estudantes ativos e participantes”, salienta.
Os Complexos Integrados de Educação (CIE) são unidades que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores da Educação Básica e Superior. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado mantêm os Complexos Integrados de Educação de Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e de Ipiaú, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
Notícias Relacionadas
-
Feira de Graduação da Uefs será nos dias 16 e 17 de outubro
-
Diretores da rede estadual são orientados sobre gestão dos recursos públicos
-
Casa do Governo leva uma diversidade de atividades para o maior evento literário do Norte/Nordeste
-
Programa do Bolsa Presença, do Governo do Estado, contribui para permanência de estudantes mais vulneráveis
-
Educadores da rede estadual recém-empossados destacam compromisso com o ensino público
-
Edital da SPM amplia alcance do projeto Oxe, me respeite nas escolas com investimento de R$ 4 milhões
-
Estudante egresso da rede é homenageado em programa de TV por trabalho com alfabetização de idosos