Complexos Integrados de Educação promovem encontro virtual sobre educação, ação social e trabalho

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e práticas pedagógicas, os Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), realizaram, na noite desta terça-feira (30), mais um encontro virtual do “Projeto conexões”, através do YouTube, no endereço https://bit.ly/3rBg502. O convidado desta edição foi o ex-aluno do CIE de Itabuna, João Victor Nascimento, que abordou o tema “Da escola para o mundo: educação, ação social e mundo do trabalho”.  A iniciativa visa fortalecer a rede colaborativa de ações, o conhecimento e o protagonismo estudantil dos CIEs.

João Victor, que atualmente é graduando em História na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), relatou a sua experiência no CIE. “Relembrei as minhas participações nas Estações do Saber, debates e discussões promovidos pelos professores e que me ajudaram muito a me preparar para o ENEM, até a minha chegada na UESC. O CIE ajudou também na minha formação para o mundo do trabalho, que já estou enfrentando e irei enfrentar ao longo da minha caminhada como professor. Me sinto grato por tudo que foi aprendido e absorvido nos meus anos lá e em poder ajudar os atuais alunos a seguir um caminho bom, tanto profissional quanto pessoal, com base nas minhas experiências”, declarou.

Para o professor do CIE, Rafael Moreira, o sucesso acadêmico de João Victor está relacionado ao diferencial dos CIEs. “A trajetória dele reafirma a nossa compreensão de que as práticas integradoras desenvolvidas pelos Complexos ressignificam saberes, práticas e aprendizagens, possibilitando, assim, que os estudantes estejam aptos a se posicionar frente aos desafios destes nossos tempos. Nos Complexos buscamos desenvolver práticas pedagógicas socialmente comprometidas, espacialmente contextualizadas, ambientalmente sustentáveis, sempre almejando o fortalecimento de uma pedagogia participativa”.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.