Complexos Integrados dialogam sobre Geografia, História e culturas pelo mundo, dentro do Projeto Conexões

Em mais uma edição do "Projeto Conexões", realizada na noite desta quarta-feira (19) pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o tema abordado foi “Expedições e desafios sobre duas rodas”. O encontro virtual teve como convidado o motociclista Ronaldo Malungo, que compartilhou as suas experiências de viagens pelo mundo utilizando a sua motocicleta. A live, transmitida no YouTube, pode ser conferida no endereço https://bityli.com/uO7H8.
 
O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, falou da importância de se abordar o tema com a comunidade escolar. “Esta edição do Conexões foi uma grande aula sobre Geografia, História, cultura dos povos e suas línguas, projetos de vida, enfretamento de desafios, empreendedorismo e capacidade de o indivíduo apreender com as dificuldades. Ronaldo Malungo nos mostrou que é possível vencer os desafios com planejamento e objetividade e, também, fez uma articulação entre o peruano e o catingueiro nordestino na sua essência e cultura. Suas experiências nos deixou uma lição e perspectiva de avaliação sobre a construção de viagens ao nos debruçarmos com o tema”, comentou. 
 
Para o motociclista Ronaldo Malungo, que também é especialista em Geotecnologias, dialogar com a comunidade escolar foi enriquecedor. “Mostrei para os estudantes e professores que não devemos deixar de acreditar nos nossos sonhos e precisamos percorrer os caminhos para chegarmos aos nossos objetivos. Contei um pouco das histórias dos locais que eu visitei, dos momentos de dificuldades nas viagens, a exemplo de Machu Picchu e Deserto do Atacama. Além disso, abordei sobre as viagens que estou fazendo por todas as cidades da Bahia e que serão destacadas em meu livro contendo histórias do cotidiano”, afirmou o convidado, que é ex-aluno da rede estadual.
 
Com o objetivo de incentivar os estudantes a manter o hábito da leitura, a live ainda contou com a participação do estudante Lisandro da Silva, do CIE de Itabuna, que indicou os livros “O que aprendi com Hamlet”, do escritor Leandro Karnal, e “Uma breve história da humanidade”, de Yuval Noah Harari.
 
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

Notícias Relacionadas