Comunidade escolar dialoga sobre a reforma do Ensino Médio em Bom Jesus da Lapa e Itapetinga

Fotos: divulgação

Os novos rumos do Ensino Médio estão sendo discutidos, em toda a Bahia, durante os Seminários Territoriais: “Ensino Médio em Debate”, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado. Nesta terça-feira (28), os Núcleos Territoriais de Educação de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e de Itapetinga (NTE 08) sediaram o evento, que é voltado para o fortalecimento da Política Educacional do Ensino Médio, respeitando às especificidades e singularidades dos Territórios de Identidade da Bahia.

Na programação, mesas redondas com as temáticas em torno da reforma do Ensino Médio e, ao final, um bate-papo sobre os desafios das “Novas Arquiteturas Curriculares para o Ensino Médio”. Segundo a diretora de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado, Tereza Farias, os seminários visam reafirmar a importância no debate de todos os atores que fazem a Educação. “A ideia de territorializar as discussões sobre o novo Ensino Médio é oportunizar a comunidade educacional de cada NTE, desde os estudantes, passando pelos professores, gestores, até os integrantes dos conselhos municipais e estaduais de Educação. Precisamos entender as singularidades e especificidades do território, afim de começar a levantar as possibilidades do que eles irão escolher para adotar na parte flexível do currículo”.

Em Itapetinga, a 562 Km de Salvador, no Sudoeste, o seminário aconteceu no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, e contou com a presença de professores, coordenadores pedagógicos, líderes de classe, representantes dos conselhos Estadual e Municipal de Educação e de técnicos do NTE. “Participar desse debate já me deixa bastante confiante. Discutir o futuro dos nossos estudantes, pensando nas especificidades de cada lugar é essencial para uma  Educação de qualidade e com bons rendimentos”, afirma o coordenador pedagógico, do Colégio Estadual Alfredo Dutra, em Itapetinga, Carlos Eduardo Cruz.

O líder de classe, Raí Oliveira, 17, 2º do Colégio Estadual Alfredo Dutra, participou da mesa redonda “O Ensino Médio que temos”, quando foram discutidos, entre outros assuntos, o que os estudantes querem para sua escola. “Achei uma ótima ideia convidar os estudantes para participarem dos seminários, pois somos os maiores interessados. Falamos sobre as aulas e a escola que queremos”, afirmou.

Na cidade de Bom Jesus da Lapa, a 796 Km de Salvador, no Centro Oeste, o evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Oeste Bahia (UFOB). A diretora do NTE, Isabel Diva, falou sobre a importância do debate. “A mesa que mais chamou a atenção de todos foi a que trouxe os estudantes, que opinam sobre a escola, sobre o currículo e relataram o que querem de mudança. É um grande trabalho que a Secretaria está fazendo em ouvir os NTE, voltando o olhar para o nosso território e adaptando o currículo à nossa realidade”, pontua.

Confira o calendário de atividades:

28 - NTE 02 (Bom Jesus da Lapa) e NTE 08 (Itapetinga)
29 - NTE 20 (Vitória da Conquista)
30 - NTE 22 (Jequié) e NTE 23 (Santa Maria da Vitória)

04 - NTE 19 (Feira de Santana) e NTE 26 (Região Metropolitana de Salvador)
05 - NTE 01 (Irecê), NTE 18 (Alagoinhas), NTE 03 (Seabra) e NTE 04 (Serrinha)
06 - NTE 10 (Juazeiro), NTE 12 (Macaúbas) e NTE 07 (Teixeira de Freitas)
07 - NTE 16 (Jacobina), NTE 13 (Caetité), NTE 11 (Barreiras), NTE 14 (Itaberaba), NTE 05 (Itabuna) e NTE 15 (Ipirá)
11 - NTE 09 (Amargosa)
12 - NTE 25 (Senhor do Bonfim)