Comunidade escolar participa de testagem para o novo Coronavírus em Itacaranha

Em mais um dia de testagens para o novo Coronavírus, nas escolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Clériston Andrade participaram, nesta quinta-feira (10), da aplicação dos testes do tipo RT-PCR, na própria unidade escolar. A iniciativa, desenvolvida em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), tem a previsão de atender, até o dia 24 de setembro, a mais de 30 mil pessoas, nas 28 escolas localizadas na região.

A estudante Railane Hipólito Santos, 15 anos, que faz o 6º ano, no Clériston Andrade, falou que o teste vai lhe dar maior  tranquilidade na convivência com os avós. “Eu moro com meu avô e com a minha avó, que precisam de atenção redobrada. Então, eu acho o teste necessário porque é bom pra gente, pois me protegendo eu levo isto para a minha família e, principalmente, para os meus avós”, afirmou.

Divulgação
Émile Anunciação, 17 anos, 2º ano, Colégio Estadual Clériston Andrade, pensa da mesma forma. Ela disse que, além dela, o irmão fez o teste porque estuda no mesmo colégio. “Eu achei o teste importante pela questão da saúde, dá mais segurança para mim e para a minha família, pois eu moro com a minha mãe e mais quatro irmãos e a testagem na comunidade escolar vai permitir saber quem está infectado ou não”.

A diretora do Núcleo Territorial de Educação Região Metropolitana (NTE 26), Celeste Vianna, acompanhou a testagem nesta quinta e falou do quanto tem sido expressiva a participação das famílias neste processo. “O que a gente tem visto muito é a preocupação da família em atender o chamado do Estado para um teste de alta eficiência. As mães e os pais estão acompanhando e trazendo suas filhas e filhos e isto é importante, porque a gente ver o cuidado do Estado não só com os estudantes, professores e funcionários, mas também com a família, além do elo que a escola faz com a comunidade e se percebe, ainda, o quanto eles gostam da escola”, avaliou.

A testagem acontece de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha, Alto da Terezinha, São Tomé de Paripe, Paripe, Coutos, Fazenda Coutos, Alto de Coutos, Periperi, Mirantes de Periperi e Vista Alegre de Coutos. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.

Confira o calendário

- O Colégio Estadual Clériston Andrade será polo para os bairros de Itacaranha e Plataforma e testará, no dia 11 de setembro, as comunidades escolares dos colégios estaduais Josias de Almeida Melo e Luiz Rogério de Souza.

Novas datas – segunda etapa

- O Colégio Estadual Marcílio Dias será escola-polo do bairro de São Tomé de Paripe, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 11 de setembro, e na mesma data, a comunidade escolar do Colégio Estadual João Caribé.

- Nos dias 14 e 15 de setembro, o Colégio Estadual Almirante Barroso, polo no bairro de Paripe, atenderá sua própria comunidade escolar e, também, no dia 15, receberá a comunidade do Colégio Estadual Edson Tenório.

- Também escola-polo em Paripe, o Colégio Estadual Barros Barreto atenderá, no dia 16 de setembro, as comunidades escolares do Colégio Estadual Sete de Setembro e do Colégio Estadual Maria Odete Pithon Raynal. E no dia 17, receberá a sua própria comunidade escolar.

- Nos bairros de Coutos e Fazenda Coutos, a escola-polo Colégio Estadual Anfrisia Santiago receberá, no dia 17, a sua própria comunidade escolar. E no dia 18 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Carlos Barros.

- O Colégio Estadual Ana Cristina Mata Pires, escola-polo do bairro Alto de Coutos, receberá sua própria unidade escolar no dia 18 de setembro.

- Em Periperi, as escolas receberão suas próprias comunidades escolares. No Colégio Estadual Praia Grande, a testagem será no dia 21 de setembro; no dia 22, no Colégio Estadual Nelson Mandela; já no dia 23 acontece a testagem no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima. Já no Colégio Estadual Lindembergue Cardoso, os testes serão no dia 24 de setembro.

- O Colégio Estadual Maria Anita, escola-polo do bairro Mirantes de Periperi, receberá sua própria comunidade escolar no dia 23 de setembro.

- No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro.

- E em Vista Alegre de Coutos, a escola-polo Colégio Estadual Monteiro Lobato, receberá, também, no dia 24 de setembro, sua própria comunidade escolar.