Curso aborda a alimentação escolar na rede estadual em Ilhéus

A alimentação escolar da rede estadual da Bahia é referência internacional e vem motivando delegações de vários países a conhecer a experiência das escolas estaduais. Para aprimorar, ainda mais, esse desempenho, a Diretoria Regional de Educação de Ilhéus (Direc 6), em parceria com o curso de nutrição da Faculdade de Ilhéus, desenvolveu, nesta terça e quarta-feira (25 e 26/02), o curso Multiplicando Saúde para profissionais da área que atuam nas escolas da cidade.  O objetivo é reforçar a importância da alimentação para as crianças e as técnicas de higienização e manipulação dos alimentos. Saiba mais sobre a Alimentação Escolar.

A programação do curso incluiu palestras, sempre abordando, como tema central, as questões relacionadas à rotina destes profissionais e as necessidades nutricionais dos estudantes. Os participantes discutiram a importância da alimentação escolar, higiene, noções de nutrição, orientação sobre elaboração do cardápio, armazenamento dos gêneros alimentícios e o aproveitamento integral dos alimentos.

“O curso vai ajudar bastante o nosso trabalho. Aprendemos mais sobre nutrição e sobre como utilizar cascas de verduras”, contou Maria Aparecida Gualberto, que trabalha na Escola Rotary Renato Leite da Silveira. “Com esse aprendizado, o trabalho vai melhorar muito. Devemos ficar sempre atentos aos estudantes porque cada criança tem uma necessidade diferente”, acrescentou.

De acordo com a diretora da Direc, Ana Maria Oliveira de Souza, a experiência deve ser ampliada para atender outros municípios. Segundo ela, além de proporcionar o aprendizado, o curso motiva os profissionais e incentiva a promoção de uma alimentação mais saudável. “Essa é uma experiência piloto. Posteriormente, faremos um segundo seminário com todos os profissionais que atendem aos municípios da nossa jurisdição”, declarou a gestora.