Curso em regime de alternância beneficiará povos e comunidades tradicionais na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado inicia, nesta segunda-feira (2), às 9h, as aulas dos novos cursos técnicos em Agroecologia ofertados pela rede estadual e que irão beneficiar povos e comunidades tradicionais de diferentes regiões da Bahia. Os cursos serão ofertados nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e anexos dos municípios de Arataca, Prado, Wagner, Medeiros Neto e Ipiaú. Foram disponibilizadas um total de 350 vagas (70 em cada unidade de ensino).

As aulas serão ministradas em regime de alternância, o que significa que os estudantes ficarão 15 dias imersos nas atividades teóricas e práticas do curso e 15 dias nas suas comunidades de origem. Os estudantes terão orientação qualificada de professores e acompanhamento de monitores.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Neto, ressalta a importância dos cursos. “Esta é a primeira vez que o Estado oferta, de forma regular, cursos utilizando a metodologia da Pedagogia de Alternância. São cursos de nível médio com um modelo mais adequado à população do meio rural, permitindo que os alunos tenham uma maior integração e vivenciem mais o processo escolar utilizando-se da Educação em tempo integral”, afirmou, ao acrescentar que “todas as atividades e ações desenvolvidas fazem parte dos aspectos pedagógicos como a disciplina, trabalho em conjunto e relação interpessoal. Além disso, estas cinco experiências também incorporam as disciplinas do novo Ensino Médio, a exemplo de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho”, explica.

A oferta destes novos cursos técnicos na rede estadual está alinhada às demandas dos Territórios de Identidade da Bahia visando uma formação profissional que vai proporcionar diferentes oportunidades de inserção destes jovens no mundo do trabalho. Em Arataca, o curso funcionará no Centro Estadual de Educação Profissional da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos (CEEP); em Prado, as aulas acontecerão no anexo do CETEP do Extremo Sul; em Medeiros Neto, o curso será ofertado em outro anexo do CETEP do Extremo Sul; em Wagner, no CETEP da Chapada Diamantina e, em Ipiaú, no CETEP do Médio Rio das Contas.