Debate sobre racismo institucional marca comemoração virtual dos 50 anos do Colégio Alberto Valença

O Colégio Estadual Alberto Valença, localizado no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador, completará 50 anos no dia 4 de dezembro e, para marcar o momento, a comunidade escolar está sendo convidada a participar de atividades virtuais. O objetivo é debater a história da instituição, a sua identidade escolar e as memórias compartilhadas com o bairro. Nesta quarta-feira  (11), aconteceu a terceira live comemorativa com a participação do diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo; da economista e mestra em administração,  Ana Luci Lima; e da professora e coordenadora de Cultura da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Daniele Canedo. O debate foi mediado pela gestora do colégio, Josilene Sales.

Na apresentação, Zulu Araújo palestrou sobre o racismo institucional, contextualizando com o Novembro Negro, e falou sobre a importância da internalização do significado da consciência negra pela sociedade. Ana Luci explanou sobre as possibilidades de uma educação empreendedora e mostrou dados recentes sobre novas tecnologias de informação.  Já a professora Daniele Canedo apresentou possíveis caminhos para uma economia criativa no currículo escolar, a partir de uma perspectiva de ressaltar traços das identidades culturais de cada comunidade.

De acordo com a gestora da instituição aniversariante, as ações comemorativas, mesmo sem contato como atividades letivas, estão propiciando momentos instigantes, com um debate intenso, envolvendo a comunidade para celebrar as memórias da instituição. “Pensamos em um formato em que pudéssemos sensibilizar professores, funcionários, estudantes e ex-alunos para debater sobre a nossa trajetória e decidimos reeditar o projeto da Secretaria da Educação, 'Escola, conte a sua história. Neste processo, estamos realizando 50 ações, incluindo a produção de um documentário, lives formativas, inauguração de uma placa alusiva à data e uma programação repleta para o dia 4 de dezembro, com relatos históricos, drive-thru gastronômico e a participação cultural do cantor e compositor Lazzo Matumbi”, detalhou Josilene Sales.

O próximo encontro virtual será no dia 26/11, quando professores e gestores do colégio vão debater assuntos ligados ao currículo escolar. O evento será transmitido mais uma vez pelo canal oficial da Fundação Pedro Calmon no Youtube.

O Colégio Estadual Alberto Valença tem o nome em homenagem ao pintor baiano Alberto de Aguiar Pires Valença, ex-professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e também membro da Academia Brasileira de Belas Artes. Fundado em 4 de dezembro de 1970, a instituição possui 840 alunos, de 10 a 60 anos, nos três turnos, com aulas dos ensinos Fundamental II,  Médio, Educação em Tempo Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com tempo formativo II e III.