Delegação da Tanzânia vem à Bahia conhecer experiência com alimentação escolar

Com o objetivo de conhecer a experiência de alimentação escolar na rede de ensino estadual, uma delegação do governo da Tanzânia visitou a Secretaria da Educação do Estado da Bahia nesta sexta-feira (23/11). Os representantes foram recebidos pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e demonstraram o interesse no desenvolvimento de ações de cooperação técnica, com o objetivo de incluir a Tanzânia no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Como, no Brasil, estamos trabalhando com o Ministério da Educação para implantar o programa e, hoje, aqui, estamos tendo uma grande oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado pelo governo do Estado e trocar experiências”, disse o segundo secretário do Departamento, Tunsume Aziz Mwangolombe.

Foto: Marvin Kennedy Ascom/Educação

A expectativa era conhecer, na prática, como os programas do governo do Estado articulam compras locais de alimentos da agricultura familiar com o fornecimento de alimentação escolar, a exemplo do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão (Lauro de Freitas), onde a delegação fez visitação. O país, localizado na África Oriental, na fronteira com Moçambique, tem 42% das crianças menores de cinco anos desnutridas.

O secretário Osvaldo Barreto ressaltou, aos presentes, que o Governo do Estado aplica R$ 100 milhões, por ano, em alimentação escolar da rede estadual, contemplando 1 milhão e 100 mil estudantes de 1.411 unidades escolares nos 417 municípios baianos. As escolas cumprem a  Lei Federal nº 11.974/09 (do Programa Nacional de Alimentação Escolar - Pnae), que determina que, pelo menos, 30% da alimentação escolar seja dessa modalidade.

A adesão de todas as escolas na compra de produtos da Agricultura Familiar, completou o secretário, foi um avanço porque significou inclusão social e garantia de uma alimentação escolar de qualidade, aumentando o desempenho dos estudantes em sala de aula. “Nossa batalha é para ampliar a participação da agricultura familiar, bem como melhorar a qualidade do cardápio e da elaboração dos alimentos”,  disse.

A coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação do Estado, Elma Jambeiro, que conta com a colaboração das nutricionistas Maria Isabel Cartaxo e Rosana Lima, disse que a agricultura familiar na Bahia tem avançado. “E as experiências exitosas que contabilizamos em todo o Estado mostram que estamos no caminho certo”, afirmou aos visitantes.

“Temos muito que ensinar sobre alimentação escolar porque já são 50 anos de experiência, mas temos também muito a aprender. E a Bahia tem sido um exemplo de prática para nosso programa, com um trabalho realizado de alto nível”, destacou Rosa Cristina Pinheiro Barbosa, coordenadora de execução dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Tanzânia – A Tanzânia é um país da África Oriental onde cerca de 42% das crianças menores de cinco anos são desnutridas. O PMA desenvolve, desde 2007, uma série de programas para fortalecer a segurança alimentar como o fornecimento de merenda escolar para 213 mil alunos do ensino básico, assistência alimentar a mulheres grávidas e garantia de mercado para agricultores familiares.

O Ministério da Educação da Tanzânia criou uma força tarefa multissetorial com o objetivo de criar um Departamento de Alimentação Escolar e expandir o Programa Nacional de Alimentação Escolar criado em 2000 pelo Governo, em colaboração com o PMA. O Programa foi ampliado em 2010 para abranger um adicional de 800 escolas nas regiões de Dodoma, Singida, Arusha e Manyara e assim atingir 600 mil alunos.

“Baseados nos resultados positivos no desempenho escolar das crianças incluídas em projetos pilotos, o governo da Tanzânia pediu a colaboração do Centro de Excelência contra a Fome para desenvolver uma estratégia nacional de implementação de um programa sustentável de alimentação escolar”, declarou o diretor do Centro de Excelência do PMA, Daniel Balaban.