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Educação Profissional recebe R$ 61,1 milhões de investimentos para laboratórios de informática
Com o objetivo de potencializar a prática de ensino e o aprendizado dos estudantes da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) adquiriu 15 mil chromebooks e 4.914 computadores, que estão sendo distribuídos para os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional (CEEPs e CETEPs), além de colégios que ofertam a Educação Profissional na Bahia . A iniciativa contou com o investimento total de R$ 61.104.472,00 milhões. Dentre as unidades beneficiadas, está o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, localizado em Salvador.
O novo laboratório da unidade escolar conta agora com 27 computadores modernos, 36 chromebooks, uma smart TV de 58 polegadas, utilizada para projeção de conteúdos, e novas bancadas. Além disso, os estudantes têm acesso a uma internet de alta velocidade, através de uma rede wi-fi com base de transmissão por fibra ótica.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância dos laboratórios. “Os laboratórios dão um salto qualitativo imenso em toda a rede de ensino, pois a dimensão é coletiva, alcançando estudantes dos cursos técnicos e de todas as modalidades e ofertas de ensino. Os laboratórios preveem também o desenvolvimento de vários projetos por meio de softwares e pesquisas para a criação de tecnologias sociais, aliadas aos cursos técnicos. A rede consegue equipar com instrumentos, para qualificar, ainda mais, o ensino da Educação Profissional. A capilaridade e os investimentos do governo do Estado representam, cada vez mais, essa perspectiva sensível de inclusão”.
A estudante Fernanda Santos, 16, do curso técnico de nível médio em Informática, ficou encantada com o novo laboratório. “O espaço está muito organizado e prazeroso de estudar. As aulas estão ainda mais dinâmicas, pois estamos utilizando equipamentos novos, modernos e rápidos e isso nos deixa ainda mais motivados em aprender”, comentou.
Segundo o estudante Pedro Lucas do Espírito Santo, 18, do mesmo curso, o rendimento nas aulas está bem melhor. “Cada estudante trabalha em uma máquina, sem a necessidade de formar duplas, o que potencializa o aprendizado individual, pois cada um vivenciará a sua própria experiência nas aulas. Gostei muito dos equipamentos, a exemplo dos chromebook, que possuem um sistema operacional muito bom e um hardware compacto”, disse.
O professor de Informática, Adnaldo Dias, falou do impacto do laboratório no aprendizado dos alunos “É de fundamental importância essa estrutura que temos agora, pois os alunos podem colocar em prática tudo o que é visto em sala de aula, por meio de equipamentos modernos. Desta forma, temos a possiblidade de ter um melhor ensino e, consequentemente, isso reflete no aprendizado”.
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