Educadores abordam avanços e estímulos à iniciação científica durante a Semana Pedagógica

Foto: divulgação
Os projetos estruturantes desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado estão sendo abordados pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores participantes da Semana Pedagógica da rede estadual de ensino, que segue até sexta-feira (8), em todas as escolas estaduais. Dentre eles está o Ciência na Escola que tem o objetivo de promover educação científica nas escolas, a partir do protagonismo estudantil. No encontro, os educadores estão sendo orientados sobre a chamada pública para a adesão 2019 ao Ciência na Escola e tomam conhecimento sobre as primeiras ações do programa neste início de ano letivo, a exemplo da participação das escolas na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que acontece anualmente, em Salvador.

Já no início do ano letivo, cujas aulas começam na próxima segunda-feira (11), será liberada a chamada pública para a adesão 2019 ao Ciência na Escola e à 8ª FECIBA. As escolas deverão preencher o formulário de adesão, que estará publicado na página da Semana Pedagógica para que a unidade  possa realizar a sua feira escolar, visando a seleção dos projetos para a feira territorial  e, posteriormente, para a seleção para a FECIBA 2019.

Ainda durante a primeira unidade escolar, o Ciência na Escola fará uma ação mobilizadora por meio de um vídeo orientando os professores a utilizarem os livros “Bahia, Brasil: identidade, trabalho e inovação”; “Bahia, Brasil: espaço, ambiente e cultura”; “Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade; e “Terror e aventura: tráfico de africanos e cotidiano da Bahia”. O conteúdo das publicações é organizado de forma integrada, georreferenciado na realidade baiana e apresenta conhecimentos das diversas áreas, como Biologia, Geografia, Química, Física e História. Os livros adotados na rede estadual vêm fortalecer o trabalho desenvolvido pelo programa Ciência na Escola, já que trazem uma discussão sociocultural que contribuem com as ações que o Ciência na Escola vem desenvolvendo.

A coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, falou sobre a importância destas discussões no âmbito da Semana Pedagógica. “Falar sobre o Ciência na Escola durante a Semana Pedagógica é essencial, pois o programa investe na formação do professor com o propósito de que ele se torne um incentivador e orientador de projetos, direcionando os estudantes na busca pelo conhecimento científico e, assim, possam colaborar com a melhor convivência em comunidade”, destacou.

Sobre o Ciência na Escola
O Ciência na Escola desenvolve projetos relacionados a questões como sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia, empreendedorismo e saúde, visando inovar e diversificar o currículo escolar, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, à cultura e à tecnologia, além de potencializar a produção e a divulgação científica nas unidades de ensino. Nas Feiras de Ciências Escolares acontecem as culminâncias dos projetos de pesquisas de diversas áreas do conhecimento, produzidos em sala de aula por meio do Ciência na Escola. Os projetos selecionados são apresentados durante a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que acontece anualmente, em Salvador.

Sobre a Semana Pedagógica
O evento de preparação para o ano letivo de 2019, que prossegue até sexta-feira (8), acontece duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019 os educadores estão fazendo o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, estão sendo discutidas ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.