Educadores planejam ano letivo da rede estadual durante a Semana Pedagógica 2019

Professores, coordenadores pedagógicos e gestores de toda a rede estadual de ensino começaram, nesta segunda-feira (4), a preparação para o ano letivo de 2019 durante a Semana Pedagógica, que segue até sexta-feira (8), em todas as escolas estaduais. A atividade marcou o primeiro contato do novo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do subsecretário Danilo Souza, com as comunidades escolares dos Colégios Estaduais Norma Ribeiro, no bairro do Arenoso, Governador Lomanto Junior, no bairro de Itapuã, e do Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (CEEP Isaías Alves), no bairro do Barbalho, em Salvador.

A jornada pedagógica está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019 os professores, gestores e coordenadores pedagógicos estão fazendo o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes irão discutir ações e atividades, bem como avaliarão o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.

Ao dar as boas-vindas para a comunidade escolar, o secretário Jerônimo destacou o papel da Semana Pedagógica. “Este é um momento estratégico para a escola, que se debruça, sob a orientação da Secretaria da Educação, para planejar o ano letivo e dialogar com a comunidade estudantil e com a comunidade do entorno sobre os aspectos que devem dirigir o ano letivo. Portanto, esse momento é relevante para nós, ainda mais porque estamos recepcionando os profissionais concursados que estão chegando às nossas escolas, a exemplo dos coordenadores pedagógicos que vão ter um papel fundamental para a gente melhorar os nossos indicadores de avaliação da Educação baiana”, ressaltou.

A diretora do Colégio Estadual Norma Ribeiro, Maria das Graças Novaes, falou sobre o impacto do planejamento coletivo. “Trata-se do marco maior do ano letivo, pois tudo o que nós fazemos parte da jornada, discutindo sobre o que não deu certo no ano anterior e recebendo novas contribuições que têm a ver com o andamento da escola, tendo como base os instrumentos que a Secretaria preparou”, afirmou a gestora.

A professora de Física e Ciências, Luciene Rocha Menezes, que leciona no Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, também falou de sua expectativa com o planejamento. “A gente não vai para a sala de aula no improviso e participar da Semana Pedagógica é essencial para discutir o que nós vamos trabalhar nas aulas, pois se não houver um planejamento e atenção a essas questões pedagógicas, as atividades não acontecem de forma eficaz”, salientou.

Mais sobre a jornada
A programação da Semana Pedagógica inclui: apresentação sobre o Novo Ensino Médio; linha do tempo “Escuta Inspiracional à elaboração do Currículo Bahia”; apresentação dialogada para saber como fica o planejamento da unidade escolar a partir das orientações gerais do Currículo Bahia e, também, referente às orientações pedagógicas para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Outros destaques são oficinas sobre temas como Refletindo sobre competências e habilidades; Refletindo sobre aprendizagem contextualizada no século XXI; Avaliação da aprendizagem; Trajetórias de sucesso escolar; e Análise situacional através de matriz swot.