Em Itabuna secretário visita obras do Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica Anísio Teixeira

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, vistoriou, nesta sexta-feira (21), as obras do Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica Anísio Teixeira, que reunirá cinco unidades escolares, no município de Itabuna: o Colégio Estadual de Itabuna; o Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIE); o Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II; o Centro de Apoio Psicossocial (CAP); e o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC). O objetivo é a criação de um espaço unificado que possa atender os estudantes com uma prática pedagógica inovadora.

Juntamente com técnicos da secretaria, com o coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs e para o novo Campus Integrado, Robson Costa; com a diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Leninha Vila Nova, e com gestores escolares, o secretário percorreu as instalações das escolas no bairro do São Caetano e conferiu o andamento das obras, cuja execução também foi impactada por causa da pandemia do novo Coronavírus.

Jerônimo Rodrigues falou sobre esta intervenção, que visa integrar escolas e comunidade. “A proposta do Campus é reunir as cinco escolas em um ambiente escolar bonito, acolhedor e com um projeto pedagógico que atenda a unificação das práticas e potencialize ainda mais a aprendizagem. Isso foi algo que dialogamos com os gestores escolares hoje e esperamos contar, inclusive, com ações em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia. O Campus levará o nome do educador baiano e patrono da Educação da Bahia, Anísio Teixeira, um visionário, que pensou na escola pública, na educação em tempo integral, no financiamento da Educação, na formação dos professores, em Sistema Nacional de Educação e que inspira a todos nós”, afirmou.

Robson Costa, coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação e para o novo Campus Integrado, também falou sobre o projeto. “Este equipamento faz parte de um conjunto de obras de grande porte que está sendo executado pelo Governo da Bahia. Assim como os Complexos Integrados de Educação, o Campus permitirá a articulação entre os sistemas de ensino, a Educação Básica e a Educação Superior, qualificando a oferta das diferentes modalidades de ensino e possibilitando mais pesquisa e extensão na escola pública”.

O diretor Daniel Damasceno Filho, do Complexo Integrado de Educação de Itabuna, ressaltou a expectativa da comunidade escolar em relação à proposta do Campus Integrado. “Esperamos ver este campus inaugurado o quanto antes, porque estamos ávidos por um espaço que possa qualificar ainda mais a educação na nossa cidade”, disse.

Ainda em passagem pelo Território Litoral Sul, o secretário Jerônimo Rodrigues esteve no município de Ubaitaba, onde visitou o Colégio Estadual Octacílio Manoel Gomes.