Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Engajamento de professores e projetos pedagógicos levam Colégio Estadual em Jacaraci a superar meta no IDEB
Segundo a diretora do colégio, Edjane de Abreu, o desempenho no IDEB é resultado da parceria e de um trabalho pautado no compromisso e na dedicação dos professores, gestores e coordenadores. "Podemos apontar aqui inúmeros motivos que nos levaram a este resultado, mas gostaria de destacar dois. A mobilização da SEC com as avaliações do SABE foi crucial para o trabalho dos professores, que buscaram com empenho e dedicação novas estratégias de aprendizagem, além de instigarem o instinto de desafio nos estudantes a cada avaliação. Já o segundo motivo é justamente a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que está sempre nos apoiando, a exemplo da disponibilização de transporte para a realização de nossos projetos e outras iniciativas que mostram que não tem medido esforços para fazer da nossa Educação uma referência", ressaltou.
O estudante Thalls Oliveira, 19, que concluiu os estudos em 2019 e, hoje, cursa Matemática na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), destacou sua trajetória e declarou seu amor ao colégio. "A minha rotina de estudante durante os três anos foi de inspiração e muita gratidão, pois, a cada momento da nossa história, a presença dos profissionais da educação era marcada pelo esforço, dedicação, contribuição, amor e vontade de nos ver crescer mais e mais. Profissionais competentes vistos como mestres e pais que nos deram oportunidades para transformar os nossos conhecimentos e nos apoiar a transmitir o que realmente nos foi formado. Sou muito grato por ter vivido a minha história em um ensino público e bem sucedido, graças a esse colégio maravilhoso", afirmou.
A professora de Língua Portuguesa, Silvia Bonfim, destacou alguns projetos desenvolvidos no colégio para garantir aos estudantes da região uma educação de qualidade. "Graças ao compromisso de toda a equipe, nos cinco lugares distintos, a educação vem sendo desenhada de modo efetivamente significativo. São propostas educativas que comungam com os projetos de vida dos estudantes e que vêm sendo cada vez mais desenvolvidas, inclusive com trabalhos e pesquisas de campo, projetos interdisciplinares que buscam a articulação das disciplinas e áreas do saber e, também, o engajamento de todos e o despertamento para o protagonismo juvenil. Sempre são trabalhados os conhecimentos pedagógicos apresentados nas aulas e que buscam atender às competências e habilidades postas nos referenciais curriculares: a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o DCRB (Documento Referencial Curricular da Bahia)", pontuou.
Sobre o IDEB – O IDEB foi criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4.
O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano), houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas