Escola estadual homenageia Mestre Paulo dos Anjos no Bairro da Paz

O domingo (31/8) vai ser de integração entre a escola e a comunidade no Bairro da Paz, em Salvador. O Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos vai promover uma série de atividades, incluindo roda de capoeira, samba de roda e palestra em homenagem ao Mestre Paulo dos Anjos, personalidade importante do bairro, que dá nome à escola. A homenagem será iniciada às 8h, na unidade escolar, e encerrada às 12h, na Praça da Resistência.

“Mestre Paulo foi o primeiro educador do Bairro da Paz. Ele utilizava a capoeira para preservar a cultura negra e para ensinar aos jovens os seus ideais de respeito com o outro, solidariedade e cidadania. Sempre procuramos passar para os estudantes a essência de Mestre Paulo. Agora, estamos trabalhando junto com o grupo de capoeira criado por ele, para festejar a sua memória com toda a comunidade”, conta a vice-diretora da unidade escolar, Elizenilda Andrade

Durante todo o mês de agosto, os estudantes pesquisaram a história do mestre de capoeira, a fim de conhecer a sua personalidade e importância para a comunidade. “Foi uma honra conhecer a história dele, uma pessoa muito importante, que ajudou a construir o nosso bairro e deixou os ensinamentos que aprendemos hoje. Eu me sinto muito orgulhoso de poder participar do trabalho que ele deixou”, relata Ubirajara Mendes Santos, 22 anos, estudante do 2º ano do ensino médio e integrante do Grupo de Capoeira Mestre Paulo dos Anjos.

Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Rita de Cassia Santos Vieira, 18 anos, a homenagem também é uma maneira de festejar a cultura afro-brasileira. “A gente está homenageando Mestre Paulo com algo que faz parte da nossa cultura, que os nossos antepassados faziam e que ele ajudou a preservar”.